O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/08/2020

Coletivo Atuador

O coletivo é formado por atrizes e atores com o objetivo de praticar a atuação voltada para o audiovisual.
Data de publicação: agosto 3, 2020

Facebook: https://www.facebook.com/coletivoatuador

Instagram: https://www.instagram.com/coletivoatuador/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLJWxAnnih4aexNn9cJ8DUQ

Site: http://coletivoatuador.com.br/apresentacao/

O coletivo é formado por atrizes e atores com o objetivo de praticar a atuação voltada para o audiovisual. As atividades são semanais, e são em forma de exercícios, leituras e reflexões, direcionando para a execução e registro de cenas dirigidas e produzidas por parceiros convidados. No local, o elenco pode desenvolver pesquisas ligadas ao trabalho do ator, experimentar diversas linguagens, ampliar o repertório, explorar situações e mostrar seu trabalho, sendo também uma oportunidade para diretores conhecerem novos talentos, testar cenas, aprimorar seu trabalho e explorar os recursos.

O trabalho é dividido em 3 etapas: na primeira, os participantes do coletivo executam a prática dos exercícios, construção e direção de cenas experimentais; na segunda, é feito convite de diretores paraibanos para dirigir as cenas e equipes de produção; na terceira, há a organização de cursos, oficinas e workshops (abertos para pessoas que não fazem parte do coletivo).

O coletivo já produziu dois curta-metragens: 

O Banco de Dados foi gravado no final de 2018 e está em processo de pós-produção, dirigido por Rayssa Prado e Paulo Phillipe. O curta conta a história de um teste de elenco com um diretor excêntrico e questiona: qual o preço que se paga para atuar? 

O curta “A Bolha” segue o movimento do cinema instantâneo, dirigido por Taciano Valério e Odécio Antônio, gravado em apenas um dia do ano de 2017. Ele estreou na mostra competitiva “Sob o céu nordestino”, no FestAruanda 2019.

O coletivo também é responsável por um cineclube, realizado desde 2018, geralmente no auditório do NUDOC – UFPB através do Projeto de Fluxo Contínuo (FLUEX) da UFPB. No cineclube são exibidos longa-metragens estrangeiros e curta-metragens nacionais e regionais. Após a exibição, acontece o debate com atores, atrizes e profissionais convidados.

Grace Vasconcelos* 

Fonte: 

http://coletivoatuador.com.br/apresentacao/

*Sob supervisão de Simone Eliz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *