Município: Mulungu-PB
Distância de João Pessoa: 74 km
Sua fachada já chama atenção de longe, um conjunto arquitetônico com casas coloridas de portas e janelas alinhadas e voltadas para um grande açude, aqui chamado de “salgado”. A fazenda Nossa Senhora das Neves fica situada no município de Mulungu-PB e fica a cerca de 9 km da cidade de Mari-PB, a cidade mais próxima, fazendo divisa entre as regiões do litoral e brejo paraibano. A uma curta distância de estrada de terra, cerca de 2,5 km da PB075, chegamos nessa propriedade de mais de meio século.
Construída nas terras e pela família do Sr. Pedro Tomé de Arruda, conhecido latifundiário e político da região, na metade do século passado, a fazenda é carregada de histórias e belezas. Sua principal atividade desde a fundação foi a pecuária e dela saíram o sustento de muitas famílias que por lá passaram.
Na sequência das construções se vê, a casa grande, o pequeno jardim, a igrejinha, o depósito, o armazém, três casas e a cocheira. As habitações menores foram por muitos anos usadas pelas famílias dos administradores. Os proprietários por sua vez, ocupavam a casa grande, de lateral avarandada e um frondoso juazeiro, árvore que assim como a algaroba salpicam o horizonte de verde a qualquer estação, inclusive na mais brava secura. Entre a vila e o salgado, no caminho sinuosamente traçado de forma espontânea pelos moradores cresceu um flamboyant e fez o horizonte ainda mais bonito. Esta árvore trouxe o rubro que arrematava todas as outras as cores da paisagem.
Desde a sua construção na década de 1940 a família Tomé de Arruda manteve sem grandes alterações as características originais das casas e vegetação. Os primeiros moradores foram o Sr. Francisco e a Dona Alice que mudaram para lá junto com seus mais de dez filhos, ocupando por cerca de vinte anos uma das casinhas. Naturalmente com o tempo todos foram em busca de oportunidades na cidade e aos poucos deixando o trabalho no campo. Outros administradores e suas famílias ocuparam aquelas casas e com eles as tradições eram repassadas. As esperadas novenas de Nossa Senhora das Neves e festejos de São Pedro enchiam aquele frontão gramado de visitantes, bandas de música e bandeirolas coloridas. E ao som da sanfona a cultura era saboreada e a vida era marcada também pelas horinhas de diversão.
A Fazenda das Neves continua bem preservada e atualmente tornou-se uma reserva para soltura de animais silvestres, passou por reformas e adaptações, mas sempre resguardando o conjunto e a unidade visual. A família que adquiriu a propriedade faz uso sustentável dos seus recursos. Encontram ali seu refúgio nos momentos de descanso e compartilham com amigos e visitantes muitos dos espaços. Sobre seu potencial para o turismo rural, concordam haver a possibilidade inseri-la num circuito de turismo regional, oferecendo serviços e instalações voltadas para os visitantes e ainda viabilidade para locações e hospedagem para aqueles que buscam permanecer por um tempo maior nesse cenário e calmaria. Por enquanto ainda não está aberta para visitas do público em geral, os que circulam pelas estradas, sejam moradores ou somente a passeio podem apreciar e fotografar as fachadas coloridas e a paisagem que às moldura.
Jakson Braz
Fonte: Entrevista com ex-moradores e atual proprietário o Dr. Erasmo Lucena.