Naturalidade: João Pessoa-PB
Atividades artístico-culturais: Escritor e Crítico de Cinema e Literatura
Atividade exercício-profissional: Professor
Formação Acadêmica: Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras pela UFPB
Obras Literárias: Poesia e Leitura – Os Percusos do Gozo (1989) Signo e Imagem em Castro Pinto (1995) Imagens Amadas – Ensaios de Criticas Teoria do Cinema (1995); Passou no Banguê (1996); Leituras Poéticas (1997); Um Beijo É Só Um Beijo – Minicontos Para Cinéfilos (2001); Literatura no Cinema (2006).
Premiações: Troféu Antônio Barreto Neto (2008)
Site: http://imagensamadas.com/
Facebook: https://m.facebook.com/joaobatistadebrito
Biografia
Tornou-se professor da UFPB pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, lecionando na graduação e pós-graduação em Letras. Seu interesse pelo cinema começou cedo ainda na infância quando frequentava as sessões das salas da capital paraibana.
Foi convidado para ser jurado do Festival de Cinema de Brasília, em 2008 durante o Festival Aruanda de Cinema realizado no Hotel Tambaú foi premiado com o troféu Antônio Barreto Neto em homenagem a sua atuação como crítico.
Foi colunista do jornal Norte dedicada a crítica cinematográfica de periodicidade semanal. Aposentado da vida Acadêmica, atualmente escreve para o suplemento de Artes do jornal A União, o Correio das Artes e mantêm seu blog Imagens Amadas que leva o nome de um de seus livros.
Jonas dos Santos
Fontes: