Foto: Reprodução
A mestra de cultura popular paraibana Penha Cirandeira participa do ‘Fórum Internacional Patrimônio Cultural e Identidades: Entre Tradição e Inovação nas Manifestações Artísticas de Culturas Populares’ no dia 02 de setembro, das 20h às 22h.
As sessões vêm sendo realizadas às segundas-feiras, desde 29 de junho e a última sessão será dia 28 de setembro. Haverá participação de palestrantes de cinco países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
O evento que tem como objetivo discutir patrimônio cultural na perspectiva da educação patrimonial e debater sobre patrimônio cultural imaterial e identidades na contemporaneidade, é uma atividade de extensão produzido pelo Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá. Será oferecido certificado de participação somente aos inscritos que se fizerem presentes nas sessões. Inscrições: clique aqui.
Penha foi encontrada no Rio de Janeiro, morando com a família após sete anos sumida. Na Paraíba, ela trabalhava como flanelinha e com reciclagem e no Rio de Janeiro continuou, mas após a pandemia foi encontrada em situação de pobreza e fome.
“A gente fica feliz com a acolhida desse evento para divulgar a história de vida de Penha e sua arte. E através de uma edição especial, é mais um potencial de ampliação dessa rede de apoio. A gente torce para que, a partir desse processo todo, possamos ressignificar toda a vida difícil que Penha passou nesse contexto de adversidade que ela sofreu”, disse Marcela Mucillo, Presidente do Coletivo Jaraguá.
Está sendo realizada uma rifa em benefício a artista, ação tem como objetivo arrecadar fundos para a compra de instrumentos para a retomada de sua carreira. O valor de cada rifa é R$ 10,00, serão sorteados três números, o 1º prêmio será as Bonecas Abayomi produzidas por Gláucia Lima, o 2º prêmio o berimbau cedido por Victor Rama e o 3º prêmio será um pandeiro autografado por Escurinho. O sorteio será transmitido em uma live que acontecerá 13 de setembro, às 16hrs na página Folguedos Paraibanos no Facebook.
Para comprar sua rifa basta acessar o link. Para ganhadores de João Pessoa, a equipe organizadora pode entregar o prêmio pessoalmente. Para as demais localidades a entrega será feita através dos correios e a pessoa sorteada fica responsável pelo pagamento do frete.
Israela Ramos com Brasil de Fato PB