O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/08/2020

Del Santos

Del Santos, é musicista, percussionista e fez alguns trabalhos como atriz.
Data de publicação: agosto 23, 2020

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento: 17 de março de 1973

Atividades artístico-culturais: Musicista, atriz

E-mail: deilde-santos@hotmail.com

Instagram: @delsantos_injampa

Facebook: https://www.facebook.com/deilde.santosdonascimento

 

Deilde Santos do Nascimento de nome artístico Del Santos, é musicista, percussionista e fez alguns trabalhos como atriz, nasceu em 17 de março de 1973, em João Pessoa-PB. Formada em Educação Artística pela UFPB, a filha de David do Nascimento (in memorian), conhecido como Mussum, motorista e técnico em raio x, natural de João Pessoa-PB, e de Teresinha dos Santos Nascimento, conhecida como Tequinha ou Dona Teresinha, auxiliar de enfermagem e assistente administrativa natural de Cuité-PB, afirma que apesar de ter tido altos e baixos teve privilégios que a oportunizaram se tornar a artista que é hoje.

 “Reconheço que fui uma criança privilegiada, apesar de ser de família humilde, com origem paterna de favela e materna do sertão paraibano. Minha mãe sempre se esforçou para que tivéssemos acesso à escola, alimentação, vestuário, moradia e diversão dentro das possibilidades da nossa realidade. Meus pais sempre me levaram a blocos de rua, clubes de orquestra, quadrilhas juninas. Eles amavam dançar. Através deles fui apresentada as festas populares e toda esta vivência cultural nos envolvia e fazia parte do nosso cotidiano. ”

“Minha mãe é minha primeira inspiração tanto na vida quanto na arte. Em meio a seca e a pobreza no sertão, ela construiu seu próprio instrumento musical, usando arames como cordas, lata como câmara acústica e pedra para ajustar a afinação das cordas, e o batizou de bodoque”.

A carreira artística de Del Santos se iniciou em 1985, participando do grupo Parafolclórico Lampiarte, sob a coordenação do mestre em capoeira, Marcos Zunga, “Construímos as nossas coreografias e figurinos a partir de pesquisas e vivências realizadas em comunidades de expressão cultural tradicional”. Aos 15 anos, ganhou um violão de presente de sua mãe e a partir daí começou a ter aulas particulares, “As vivências se confundem e coincidem, mas o fazer artístico começou ainda na adolescência”.

Ainda sobre suas inspirações artísticas, Del Santos cita grandes nomes como Ariano Suassuna e Naná Vasconcelos, “Ariano Suassuna era genial, paraibano de uma inteligência e sensibilidade ímpar, criou o Movimento Armorial, reivindicando o devido reconhecimento e consolidação da cultura dos nossos ancestrais e povos de origem como sendo a legítima cultura brasileira. Igualmente genial, Naná Vasconcelhos, homem negro, Músico Multi-percussionista experimental e sensorial. ”

“Me inspiram os mestres e mestras da cultura popular tradicional de resistência. Em especial, as de origem africana, que lutam, mesmo em condição constante de vulnerabilidade e exclusão social, para manter viva as diversas formas de expressão cultural do povo negro e mestiço”.

Como atriz, Del Santos foi parte da Trupe de Teatro Meidifêra, no final dos anos 90, onde se apresentou por anos com o espetáculo “Nabáia”, sob direção de Ângelo Guimarães, compondo o elenco com grandes nomes do teatro paraibano como Zezita Matos, Ingrid Trigueiro, Jos Jocerlan, Gizelda Cabdeia e o próprio Ângelo Guimarães.

Dentre os seus trabalhos mais marcantes, a artista destaca o espetáculo “ O último Verso”, participando na trilha sonora, apresentado no Festival Universitário de Teatro do Sesc, em Blumenal, sob Direção de Eleonora Montenegro. No projeto Cambada com as Calungas, a participação no show de Saulo Fernandes no Fest Verão PB (2018) e o Show com a banda Gatunas na Praça do Povo, Espaço Cultural, em março de 2020.

Desde 2014, a artista faz parte do grupo Calungas, onde, junto com mais 7 integrantes, prepara e ministra oficinas de percussão para mulheres durante 4 meses e após esse período, realiza apresentações nas ruas do centro histórico de João Pessoa-PB.

                                                          Fonte: Entrevista com Del Santos por Israela Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *