Obra de Danny Barbosa tem estreia no Festival AudioTransVisual que será realizado entre 21 e 23 de setembro no canal do YouTube do coletivo Mídia Ninja
Foto: Reprodução/ Divulgação
O filme de ficção “Café com Rebu” terá sua estreia no Festival AudioTransVisual na próxima quarta-feira (23). O festival é uma realização da Maria Fita Produções, Mídia Ninja e ocorrerá de 21 a 23 de setembro sempre às 21h no canal do YouTube do coletivo Mídia Ninja. Serão exibidos ao todo 17 curtas-metragens. Além da exibição dos filmes, haverá um bate-papo com os realizadores dos curtas exibidos em cada noite do festival.
Curso AudioTransVisual
O curta-metragem “Café com Rebu” é fruto da participação da atriz, roteirista e produtora paraibana Danny Barbosa no curso AudioTransVisual, projeto elaborado por André da Costa Pinto (cineasta e professor), que enxergou a necessidade e ausência de pessoas transgêneros no meio audiovisual não apenas encenando histórias escritas por alguém, mas para além disso, que essas histórias fossem contadas, dirigidas e totalmente produzidas por essas pessoas ocupando estes lugares de fala.
O curso livre de formação (AudioTransVisual) buscou partilhar conhecimentos nas áreas de roteiro, encenação, direção e produção audiovisual porém, o objetivo não limitava-se apenas à formação, mas a real inserção de pessoas transgêneros no mercado de trabalho audiovisual, valorizando o (s) talento(s) de cada integrante do curso.
Nomes como: Antônio Amâncio (Rede Globo), Nathan Cirino, Natara Ney (Divinas Divas), entre outros, colaboraram trocando experiências e ideias com todas e todos discentes do curso.
Café com Rebu
O curta “Café com Rebu” conta a história (ficcional) de Vanessa, uma mulher trans de quase 40 anos que, depois de conseguir, a partir de um curso profissionalizante, se afastar das ruas tornando-se manicure, pedicure e designer de sobrancelhas vê-se novamente obrigada a arriscar-se durante o processo de ‘locldown’ na tentativa de conseguir uma grana para sobreviver enquanto espera a análise de seu CPF ser confirmada para liberação de Auxílio emergencial. Nesse contexto, passado e presente se encontram em sua porta, na figura de um elemento surpresa.
A atriz falou sobre a importância do filme, principalmente para a visibilidade trans:
O filme “Café com Rebu” é uma obra pioneira na Paraíba por ser um projeto inteiramente escrito, dirigido, produzido e encenado por uma pessoa transgênero. Espero que esse projeto seja uma inspiração para que outras pessoas trans ocupem espaços, de visibilidade, e exponham para o mundo que nossa existência é real, válida e digna de respeito.
Para realizar esse projeto foi fundamental a parceria de pessoas e profissionais maravilhosos que acreditaram num trabalho feito com amor por alguém iniciante; pessoas que prontamente dedicaram talento, nome e trabalho enxergando a importância e o pioneirismo desse projeto. Muitos foram os pioneiros dessa obra, entre eles: Extrato de Cinema, Val Donato, Delle’s salgados e buffet, Óptica 2 de Fevereiro, Site NossaFala, além de colaboradores da vakinha on-line que, antes de tudo, são amigos pessoais. A todos minha gratidão”, disse Danny Barbosa.
Confira o trailer
Serviço:
Festival AudioTransVisual: Estreia Café com Rebu
Dia: 23/09
Horário: 21hs