Naturalidade: Bayeux – PB
Atividades artístico-culturais: Mestre de Coco de Roda
Terezinha da Silva Carneiro, mais conhecida como Mestra Têca do Coco, nasceu no município de Bayeux, mas sua família logo se mudou para a cidade de Santa Rita. Lá, passou a frequentar organizações populares de coco de roda por meio de seus pais, que já gostavam de participar. Na época não haviam grupos de coco bem definidos e as pessoas apenas se juntavam espontaneamente para se divertir.
A família se mudou novamente durante um curto período de tempo para Santos, em São Paulo, voltando à Paraíba após três meses e fixando residência na cidade de Cabedelo em 1950. No bairro do Monte Castelo, onde Terezinha e a família moravam, havia uma organização indígena que também dançava e tocava o coco de roda, lá o pai de Terezinha foi convidado para participar e agregou todos os familiares à tradição.
Daí em diante, Terezinha passou a participar mais ativamente do coco de roda do Mestre Benedito – como ficou conhecido seu pai – que hoje é tradição em todas as gerações seguintes da família. Após a morte de Benedito, Mestra Têca do Coco continuou levando a cultura do coco de roda para toda a comunidade, com várias apresentações em creches, escolas e universidades, repassando a tradição a seus espectadores.
O tipo de coco de roda mais trabalhado e disseminado pela Mestra Têca é o Coco de Roda do Mestre Benedito, que consiste em três zabumbas, dois ganzás e uma caixa, sendo destacado por ela mesma como a simplicidade tradicional sem muitos instrumentos do coco de roda “pé no chão”. Terezinha recebeu várias premiações por seu trabalho na cultura paraibana, incluindo sua condecoração com o título de Mestre das Artes, durante uma apresentação que fez na praia de Tambaú.
Adailson Paiva
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=-6dsGD0ZxuI&feature=youtu.be
https://www.facebook.com/Coco-de-Roda-e-Ciranda-do-Mestre-Benedito-665467360180747/
https://www.picuki.com/media/2120691067415604409