Município: Areia-PB
Facebook: https://www.facebook.com/atura.areiapb
Instagram: https://www.instagram.com/atura.areiapb/
No início da década de 90, as associações começaram a ser utilizadas como instrumento para o desenvolvimento local. No Brasil a relação entre o Estado, a sociedade, e as economias locais, evidenciaram-se com planos que estimulam o turismo. O programa de Regionalização do Turismo (PRT) é uma política pública desenvolvida nesse período que promove o turismo sustentável em seus projetos. Dentro do estado da Paraíba, por exemplo, encontramos a presença de 11 regiões turísticas, em destaque a região do Brejo, que concentra 16 cidades cuja atividade econômica se desenvolve a partir do fomento à atividade turística local. A cidade de Areia está incluída nessa região, que se beneficiou de elementos culturais e naturais para estabelecer uma imagem turística. Nesta pequena cidade do agreste com cerca de 23 mil habitantes encontramos a casa do pintor Pedro Américo, um clima ameno, a fabricação de cachaça e alguns eventos culturais como “Caminhos do Frio”. A Associação de Turismo de Areia (ATURA) iniciada em 2010 possui relevante participação para o desenvolvimento da economia local. Essa rede diversificou as atividades turísticas na região – até então pouco valorizadas. Hoje a associação reúne 22 empresários que promovem o uso de mão de obra local para a diminuição do êxodo Rural. Além disso, destaca-se a participação feminina nessa aliança, entre as organizações encontram-se: o Engenho e a Pousada Triunfo, Rancho Nova Vida, Casa do Doce e ADESCO.
Nos últimos anos, a ATURA desenvolveu um projeto “ Uma Rosa na Janela” para florear a cidade de Areia, que atraiu muitos turistas. A ação gerou grande impacto na mídia e mostrou a força da organização e cooperação dos atores locais na construção de sua cidadania e projeto de cidade.
Segundo o site de notícias Turismo, Negócios e Cultura, os turistas e visitantes de areia não se cansam de elogiar a beleza dos jardins. No entanto, a atual gestão retirou do município retirou todas as flores das praças, descaracterizando o aroma e a beleza do lugar. Hoje, a associação segue com seu compromisso de fortalecimento da economia local e a promoção do bem estar.
Luciana Costa
Fontes:
Semana de turismo UFRN – novos segmentos e produtos turísticos. Paulo Henrique Ferreira Lacerda; Ranieryson Viana de Freitas; Ilana Kiyotani; Ana Valéria Endress.