“Fotografia & Depoimentos: a arte como terapia” é um livro digital de fotografia organizado por Ilka Cristina, Elizenda Sobreira e Maura Fernandes. Lançada a versão digital da obra, em 17 de junho de 2021, o projeto contou com 56 pessoas envolvidas e 10 participantes que são: Augusta Farias, Elizabete Pontes, Eneida, Gorete Silveira, Gustavo Carneiro, Joana D’Arc, Irene Barros, Maria José, Maurilia Pereira e Zenilton Feitosa.
Na obra são apresentadas fotografias e depoimentos de pessoas com formação, posições e pensamentos variados. O trabalho foi desenvolvido sob um leque de situações como: foto pensada, planejada, interferida, posada, instantânea e flagrante. O material coletado reflete um pouco do eu de cada um dos artistas e também dos idealizadores, organizadores e editores.
A obra foi construída a partir da observação de pessoas das mais diferentes profissões, que buscam na fotografia muito mais do que um registro. Buscam conhecimentos, saberes, expressividade de suas ideias e ideais, preservação de momentos peculiares, assim como também amizades e afinidades, convidando o público a repousar o olhar em algo e extrair beleza através da fotografia.
Os artistas são diferentes, sentimos a suavidade, os contornos, os meios tons e minúcias de uns, enquanto em outros, sentimos a luz firme, o contraste e as definições fortes detalhando o ser interior de cada um. Segundo Ilkca Cristina que é comunicóloga e diagramadora, idealizadora e uma das organizadoras do livro, tudo começou em um curso de fotografia oferecido pelo Cearte, ministrado pelo professor Medeiros Fernandes, “ele fez despertar em mim esse jeito mágico de ver a vida, de ver as coisas muito mais bonitas através da fotografia e isso passou a ser a minha terapia, com toda certeza. ”
“Tive a ideia de unir a arte que eu trabalho que é a arte gráfica, com a fotografia que é uma terapia para mim e, a partir daí surgiu a ideia de organizar um livro. Coloquei a ideia para Elizenda e para Maura que prontamente a abraçaram e aperfeiçoaram, com muita dedicação e profissionalismo. Fomos agregando pessoas e mais pessoas, buscando despertar a importância de utilizar a arte como terapia. Tenho uma enorme gratidão a todas as pessoas que participaram do projeto. Conseguimos concluir o nosso projeto! ”, afirmou.
Ambas as organizadoras do livro foram alunas do professor Medeiros Fernandes, no curso de fotografia oferecido pelo Cearte.
“Não há como expressar fotografia só com palavras, para mim, ela sintetiza um contexto bem mais amplo e sem regras para serem necessariamente cumpridas, uma vez que envolve tantas representações. A fotografia é um universo encantador e também desafiador. A prática de atividades fotográficas faz eternizar cada momento, como uma extensão de alimento da alma, um processo criativo e evolutivo”, disse Elizenda Sobreira, organizadora do livro.
Outra organizadora do livro, Maura Fernandes relatou que o processo de produção do livro foi estimulante.
“Foram momentos maravilhosos. O livro retrata uma vertente artística que eu nem sabia que tinha, sempre fui apaixonada pela história e filosofia da arte. E me ajudou demais a perceber o mundo por um viés mais sensível, que é a tecnociência que é a minha área de atuação profissional. São muitas as contribuições para a minha vivência. Sou grata! Numa época de pandemia, de não poder sair, ter algo para vivenciar a fotografia foi algo que me trouxe uma alegria, uma paz, uma vontade de que muita gente participasse. Quanto mais gente nós convidávamos, mais felizes ficamos.”
Você pode conferir o livro digital através desse link.
Israela Ramos