Município: São Mamede – PB
Data de Construção: Século XX
A Vila de Picotes fica localizada na zona rural de São Mamede, no Alto Sertão da Paraíba. A Vila tem como cenário a linda Serra de Picotes, uma formação rochosa que se impõe na paisagem.
A Vila de Picotes possui uma beleza singular. As habitações, construídas há mais de cem anos, refletem o processo histórico vivido pela comunidade. Os traços arquitetônicos são guardados até hoje, inclusive o ano de construção está disponível na fachada de muitos dos prédios.
No ano de 1913 foi construída a primeira edificação, que fica na base da Serra de São Picotes, por seu Manoel Vitor de Melo, tal construção influenciou na criação do povoado. Em 1920 foi erguida a primeira capela em devoção a Santo Antônio, posteriormente o povoado foi crescendo e foi criada uma feira semanal aos sábados, a feira atraía comerciantes de São Mamede, Quixaba, Patos e região.
A vila consiste em um conjunto de casas dispostas em duas fileiras, formando um corredor com a capela fechando um dos lados. A estrada que cortava os sertões paraibanos passava bem ao lado da igreja, por isso a Vila de Picotes se tornou uma parada obrigatória.
Na capela da comunidade, o que tem de simplicidade, tem de beleza. Seus traços discretos refletem a beleza do interior paraibano, retratando também o capricho do povo na sua preservação, nos vasos de plantas bem cuidados e nas plantas do entorno da capela. Por trás, fica a Serra de Picotes.
A Vila foi cenário para o filme “Cinema, Aspirina e Urubu” (2005), dirigido por Marcelo Gomes. Outro filme que foi gravado lá foi o filme “Deserto” (2017), participando do elenco Lima Duarte. Além disso, foi gravado um comercial da Nissan, no qual ajudou a popularizar o local.
O prefeito Umberto Jefferson assinou um decreto transformando o local em área de interesse social e do patrimônio cultural e histórico. Uma ação necessária de preservação da área. Em fina sintonia, imediatamente, a presidenta do IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, iniciou um processo para o tombamento da Vila de Picotes. Uma ação conjunta do poder público municipal e estadual, foi garantida a preservação de um lugar que já é conhecido como “Vila do Cinema Brasileiro”.
Maiara Alves
Fontes: