O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/08/2021

Naldinho Freire

Naldinho Freire é um músico-educador, compositor e pesquisador que não esconde seu orgulho por suas raízes.
Data de publicação: agosto 28, 2021

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 23 de junho de 1966

Área artística ou de atuação cultural: Música

Instagram: @naldinhofreireoficial

Facebook: https://www.facebook.com/naldinhofreireoficial

Website: www.medium.com/naldinhofreire

Reinaldo Freire, nascido em 23 de junho de 1966 em João Pessoa – PB, é um músico-educador, compositor e pesquisador que não esconde seu orgulho por suas raízes. Nascido numa região do Brasil onde o baião, o xote,a ciranda, o coco e tantos outros ritmos fazem parte do cotidiano, carrega em sua arte memórias da infância, quando costumava ir à barbearia do Mestre Nelson Mateus, que nos intervalos dos cortes de cabelos tocava acordeão e reunia os vizinhos para audições. Foi nesse ambiente de valorização da cultura popular, junto aos momentos de vivências musicais em sua família, que teve início a sua formação musical. 

Com o passar dos anos, influenciado pela participação nos movimentos culturais, sociais e de pastoral do bairro de Cruz das Armas, na capital onde Naldinho residiu desde a infância até a juventude, essa formação artística foi criando base, e com a integração ao Musiclube da Paraíba, o fazer artístico sedimentou-se, gerando desejos de conhecimento musical e intercâmbios culturais que até o momento trazem resultados à sua carreira.

Em seu extenso currículo, destacam-se apresentações nacionais e internacionais, como o concerto de lançamento do LP LAPIDAR, que ocorreu em 1995 no pátio do

Convento São Francisco, em João Pessoa, e a turnê que realizou entre o período 2008 a 2010 para lançamento do CD RAÍZES, onde viajou pela África, nas Ilhas de Cabo Verde (Santiago, São Vicente e Sal), França – nas cidades de Paris e Toulouse-, Portugal e Rotterdam, na Holanda. Sua carreira também é marcada por participações em diversos festivais, como o 1º MPBTEC – Festival de Música da Escola Técnica da Paraíba, o Festival de Música do SESC – Alagoas, e o Prêmio Secult Alagoas de Música, entre outros.

Fonte: Entrevista com o artista realizada por Beatriz Barros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *