O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/10/2021

Hugo César

Hugo César é compositor e participa também do Coletivo Compor que dá voz aos compositores do cenário paraibano.
Data de publicação: outubro 16, 2021

Naturalidade: Campina Grande – PB

Nascimento: 1992

Atividades artístico-culturais: Compositor

Instagram: https://www.instagram.com/hugo.hugocesar/ 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCahRoDYuwI03bvxB-zy_M1g 

Hugo César é compositor e participa também do Coletivo Compor que dá voz aos compositores do cenário paraibano. Ele é natural e reside na cidade de Campina Grande – PB. 

O compositor relata que a sua história com a música iniciou no âmbito familiar por meio de sua mãe em alguns shows que acompanhavam juntos, ele conta que acompanhou o projeto “Seis e Meia”, ocorrido no Teatro Severino Cabral e ali teve a oportunidade de assistir a vários artistas.

“Desta forma, seja em aparelho sonoro ou ao vivo, a música foi se escrevendo dentro de mim porque independente do formato, o primeiro suporte é o coração” , conta o artista.

O entrevistado conta que a sua relação com a cultura paraibana é de maneira afetiva, como alguém que está na plateia. Ele diz isso porque acredita que a Paraíba tenha grandes nomes culturais que são conhecidos ou não e que há muita surpresa no anonimato. A música para ele é tudo o que move, ele diz que é a partir dessa linguagem que consegue se expressar de forma mais sincera.

Ao ser questionado sobre a sua participação no 4° Festival de Música da Paraíba, como compositor com a canção “A pergunta que não quer calar”, ele conta sobre o processo de composição. Foi a partir do questionamento sobre a falta de acesso, sobre a invisibilidade do povo na favela, então a música teve como inspiração a organização G10 Favelas, em Paraisópolis, onde desenvolvem um trabalho que mostra o que a periferia é capaz de produzir.

“É o povo da favela. O povo precisa ser visto como viável. Porque a favela existe, é viável e gera renda. E está lotada de gente trabalhadora que está disposta a usufruir dos serviços que lhe é negado” , diz Hugo César.

O artista informa que as suas atuais ocupações encontram-se focadas na composição, no qual tenta fazer deste trabalho algo viável para si.

Jaqueline Rodrigues

Fontes: 

Entrevista com Hugo César realizada por Jaqueline Rodrigues.

Imagens: Reprodução/Instagram – @hugo.hugocesar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *