O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/10/2021

David Pereira

David Pereira é compositor e intérprete. Participou do IV Festival de Música da Paraíba, com a canção “Abastecimento”.
Data de publicação: outubro 18, 2021

Naturalidade: Campina Grande – PB // Radicado em Queimadas – PB

Nascimento: 2001

Atividades artístico-culturais: Compositor e intérprete

Instagram: https://www.instagram.com/odavidpere/ 

Youtube (Participação no IV Festival de Música da Paraíba): https://www.youtube.com/watch?v=wI1oQXSk7zc&t=4285s 

David Pereira é compositor e intérprete. Participou do IV Festival de Música da Paraíba, com a canção “Abastecimento”. Ele é natural de Campina Grande – PB e reside na cidade de Queimadas – PB. 

O intérprete ao falar um pouco sobre o seu contato na música, menciona que cresceu em um lar musical, onde sempre foi estimulado a aprender e tocar instrumentos. Ele considera a igreja como a principal escola de música da vida, já que as pessoas pobres possuem mais acesso a instrumentos se estiverem inseridas nesse ambiente.

“(…) por ser formadora de músicos históricos no mundo todo e fundamental para a classe mais pobre da sociedade que nutre o interesse, mas é impedida por falta de condições financeiras. Ter vivido nesse ambiente me deu uma boa base”, diz David Pereira.

Ele conta sobre o seu sentimento de orgulho e fala que é um privilégio ser paraibano. Por ter um laço afetivo forte com a realidade vivida com a sua criação no interior, ele informa que isso passa para as suas produções, tentando utilizar ao máximo os elementos da nossa terra. Também conta sobre a influência dos artistas paraibanos como Jackson do Pandeiro, Vital Farias, Totonho, Chico Limeira, Filipe Guia e outros.

As suas composições iniciaram no ano de 2018, na companhia do seu violão. O pontapé inicial se deu a partir de uma desilusão amorosa, mas durante o isolamento devido a pandemia do coronavírus em 2020, o senso artístico passou a ser estimulado. 

“A composição me guiou durante todo o caos vivido, foi o meio que encontrei de expressar o que borbulhava na minha mente, compartilhei algumas delas nas redes sociais e consegui conectar com pessoas, o que na minha opinião é o principal sentido do fazer arte. Ao todo escrevi mais de 30 músicas trancado dentro do quarto, que ressoam do pessimismo à esperança, da tristeza à alegria, dos inícios aos términos, de saudades aos desapegos”, diz David Pereira.

A sua participação no IV Festival de Música da Paraíba, com a canção “Abastecimento” traz várias perspectivas sobre o período hídrico que cercou as imediações de Campina Grande. Foi a sua primeira apresentação em um palco, no qual ele relata o misto de ansiedade, nervosismo e alegria que sentiu por estar no palco de um festival tão importante para o cenário cultural paraibano. Ele relata: (…) ainda tive a oportunidade de conhecer pessoas que sou fã, ganhei experiência pra vida e currículo, e claro, a visibilidade que o festival dá.

O artista encontra-se com dedicação exclusiva à música e busca com as coisas voltando aos seus eixos devido a pandemia da Covid-19, ter chances para que se apresente em público. Conta também que está em andamento com um projeto que deve sair em breve e para o Natal de 2021, convidou amigos compositores para a criação de músicas natalinas que deverão ser publicadas durante todo o mês de dezembro em suas redes sociais.

“No momento me dedico exclusivamente a música, não vejo outra forma de atuar para o universo se não, de alguma maneira, através dela. Tentei fugir por um tempo da música como profissão, viver de arte no Brasil dos últimos tempos é sinônimo de coragem e perseverança, uma classe pequena consegue pagar as contas se dedicando somente a isso, o interesse da massa pela cultura só diminui, os artistas com pouca visibilidade são desprezados por muita gente, sobretudo, pela classe política.” 

Jaqueline Rodrigues

Fontes: 

Entrevista com David Pereira realizada por Jaqueline Rodrigues.

Imagens: Reprodução/Instagram – @odavidpere

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *