O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 27/10/2021

Lenira Rita

Lenira Rita Gomes, nascida em Massaranduba, foi uma professora e ativista cultural paraibana, referência na cultura tradicional do Nordeste.
Data de publicação: outubro 27, 2021

Naturalidade: Massaranduba-PB

Atividade artístico-cultural: ativista cultural

Atividade exercício-profissional: Professora

Lenira Rita Gomes, nascida em Massaranduba, foi uma professora e ativista cultural paraibana, referência na cultura tradicional do Nordeste.  Filha de Antônio Matias Santos e Rita Maria, passou a morar em Campina Grande com nove anos de idade, onde seu ativismo cultural floresceu. No final dos anos 1970, criou o movimento de quadrilhas juninas e foi a principal referência nas últimas décadas sobre a tradição e história dessa expressão em Campina Grande-PB. 

Lenira teve uma grande contribuição para o cenário cultural, principalmente dos festejos juninos da Rainha da Borborema, sendo uma das idealizadoras do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. A partir de seu incentivo, surgiram as apresentações das quadrilhas nos bairros, nas cidades circunvizinhas e na recepção aos turistas que visitavam a cidade no período junino, sendo considerada “Mãe das quadrilhas”.  

Durante anos, Lenira comandou a Arraial da Felicidade, quadrilha que fundou e amava. Estudou no Grupo Santo Antônio e no Colégio Alfredo Dantas até a conclusão do Ensino Médio, tendo escolhido o magistério como profissão, onde lecionou em escolas públicas e privadas. Foi diretora da Escola Municipal Dr. Chateaubriand, no bairro de José Pinheiro.

A ativista cultural faleceu em 3 de agosto de 2019. Em sua homenagem foi criado o prêmio Lenira Rita destinado a grupos culturais populares e tradicionais.

Israela Ramos

Fonte:

https://paraibaonline.com.br/paraiba/morre-professora-criadora-das-quadrilhas-juninas-em-campina-grande/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *