O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/10/2021

Parrá

O cantor, compositor e musicista Parrá é natural de João Pessoa-PB, nascido e criado no bairro do Róger, um dos mais tradicionais da cidade.
Data de publicação: outubro 31, 2021

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento:  1938// Falecimento: 11 de dezembro de 2019

Atividades artístico-culturais: Cantor, compositor e musicista

O cantor, compositor e musicista Severino Ramos de Oliveira, conhecido popularmente como Parrá, é natural de João Pessoa-PB, nascido e criado no bairro do Róger, um dos mais tradicionais da cidade. Reconhecido nacionalmente como um dos maiores intérpretes de Jackson do Pandeiro. 

A paixão pela Música surgiu com o irmão mais velho, Joca do Violão, falecido em 2011, e que se tornou sua maior inspiração. “Aprendi a tocar com ele, um violonista de mão cheia. Música também era a vida do meu irmão”, contou Parrá.

Aos 14 anos, começou a se notabilizar pela arte. Produzia canções com inspiração no cenário histórico da antiga João Pessoa. Na adolescência, era presença marcante nas rádios Sanhauá e Tabajara, onde apresentava um autêntico forró de raiz, um trabalho que movimentou a cena cultural.

O artista reconhecido nacionalmente como um dos maiores intérpretes da música de Jackson do Pandeiro, costumava participar de shows durante as comemorações pelo centenário de nascimento do renomado conterrâneo, em Alagoa Grande-PB. 

A última apresentação do músico e de seu inseparável pandeiro na Festa das Neves foi em 2018. Após participar de diversas homenagens ao centenário de nascimento de Jackson, inclusive sendo homenageado pelo Poder Legislativo, Parrá não resistiu a uma infecção intestinal e faleceu aos 81 anos, em 2019. 

Israela Ramos

Fonte:

https://wscom.com.br/morre-parra-lenda-da-musica-paraibana-e-um-dos-principais-interpretes-de-jackson-do-pandeiro/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *