Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 21 de junho de 1990
Atividades artístico-culturais: Compositor e Cantor
Instagram: https://www.instagram.com/headlirico/
Facebook: https://www.facebook.com/headlirap
Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCCiMzYaSg12050rV4BXlkug
Iremar de Oliveira Lira é conhecido artisticamente como Head Li, ele é compositor e cantor. Lançou em 2020, o seu primeiro EP e participou do IV Festival de Música da Paraíba, com a canção “Feliz dia dos pais”. Ele é natural e reside em Campina Grande – PB.
A sua trajetória musical iniciou com o contato na igreja e quando criança ouvindo Racionais MC ‘s, Gabriel O Pensador e demais artistas do rap e hip hop, o que influenciou no gênero musical que trabalha. Em meados de 2010 e 2011, na cidade de Campina Grande, começou a se apresentar no coletivo MC’onários e com outros artistas locais do projeto Núcleo de Hip Hop de Campina (NH2C), no qual passou a gravar músicas e clipes juntos. Já nos anos de 2017 e 2018, ele passou a seguir carreira solo, apesar de trabalhar com antigos colegas.
No ano de 2020 lançou o seu primeiro EP intitulado “Controle remoto” e em 2021 lançou “Houve trevas”. Ele informa que os seus lançamentos dão base para o desenvolvimento de projetos sociais na arrecadação de alimentos e palestras de conscientização, estímulo para os jovens focarem na vida acadêmica apesar dos problemas da vida.
“Esses projetos surgiram a partir do pressuposto de que os assuntos abordados não cabem somente no campo do entretenimento e da música”, diz Head Li.
As suas produções musicais abordam críticas sociais, políticas e assuntos relacionados ao cotidiano de acordo com a sua visão de mundo, também fala sobre a sua fé cristã em suas canções. Head Li diz que: “…é impossível eu ter conhecimento da justiça divina e me calar diante do que acontece na sociedade: É necessário que eu exerça misericórdia e cobre justiça”.
Na sua participação no IV Festival de Música da Paraíba contou com a canção “Feliz dia dos pais”, trazendo a lembrança de uma infância com a ausência do pai e a força da sua mãe. Ele informa que a canção foi elaborada no ano de 2020 e que ao chegar próximo da data comemorativa do dia dos pais recordou do trágico acontecimento da morte do seu pai e o sofrimento de sua mãe em decorrência disso. O cantor relata: “ …se trata de uma das músicas mais significativas para mim, porque nela abordo a dureza da nossa vida, o amor da minha mãe em meio a tanto problema.”
Ao falar de sua experiência no festival destaca que foi única por dois motivos: O primeiro é a grandeza do evento, o fato da escolha de sua letra que foi significativa. Segundo, o desafio de tocar com uma banda robusta por estar habituado com elementos sintéticos, como pick UP, DJ, Beats e outros. Então a partir de sua participação ele pretende fazer a mescla de outros elementos musicais e relata que conhecer outros artistas com trajetórias significativas o fez repensar em sua identidade artística.
Além de suas ocupações com o meio musical, ele também trabalha como motoboy por aplicativo em Campina Grande.
Jaqueline Rodrigues
Fontes:
Entrevista com Head Li realizada por Jaqueline Rodrigues.
Imagens: Reprodução/Instagram – @headlirico