Israela Ramos com assessoria
Nesta sexta-feira (17), o cantor e compositor paraibano Yuri Carvalho lançou sua nova música “Isso é o Inominável” nas plataformas digitais: Spotify, Deezer, Pandora e iMusic. O videoclipe da música será lançado no canal do artista no Youtube, pontualmente às 17hs e 17 minutos. A escolha do dia e da hora de lançamento do clipe está relacionada a carga política da canção, como explica o artista, “o número 17 nunca ficou tão estigmatizado no inconsciente coletivo, então decidimos nos apropriar dele para tentar resignificar seu uso”.
“Isso é o Inominável” é uma crítica direta ao atual cenário político brasileiro, mirando mais especificamente na figura do Presidente da República. Segundo Yuri Carvalho a canção foi criada através de sua inquietação pelo atual momento político do país, e traz à tona seu sentimento em relação ao Presidente. “O Brasil de hoje só me envergonha. As pautas altamente retrógradas, repletas de hipocrisia, são combustíveis para nós, compositores. E se tratando de papo armamentista, tenho a voz e o ukulele como armas para enfrentar nossos monstros e nossos algozes”, afirma Yuri.
No videoclipe, o cantor constrói uma narrativa irônica ao mostrar elementos do discurso negacionista do atual governo que tiveram tamanha repercussão midiática, tais como: os medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, a apropriação de símbolos da pátria e outros. Confira no canal do Youtube do artista.
“Isso é o Inominável” foi produzida por Pedro Medeiros e Matheus Andrade, o roteiro do videoclipe é do próprio Yuri Carvalho, direção de Matheus Andrade, assim como co-produção e contrabaixo na canção. A coprodução, fotografia/still e assistência de vídeo é de Marcinha Lima. A direção de arte é de Jansen Carvalho, edição de Thiago Andrade – guitarrista da canção e maquiagem por Naiara Cavalcanti.
Esta é a primeira canção do novo álbum do artista, que é composto por seis músicas que serão apresentadas ao público durante os próximos meses. O material foi produzido entre julho e novembro de 2021, subsidiado pela Lei Aldir Blanc e por um financiamento coletivo. A gravação foi realizada no Fábrica Estúdio, em Recife.