Por Jaqueline Rodrigues
Dona Lia, como é conhecida na cidade de Ingá – PB, é proprietária do Memorial do Cuscuz. O local conta com um grande fluxo de visitantes que possuem curiosidade de ver como são os bastidores das comidas típicas em sua casa.
No ano de 2020 o Memorial, localizado em Ingá, fechou devido a pandemia da covid-19 e não bastando isso, ocorreu um incêndio na parte interna que afetou algumas das relíquias que continha no local. A história de Dona Lia é triste e ao mesmo tempo contém superação, ela viu no cuscuz uma forma de sustento pela necessidade de uma renda para arcar com os seus filhos. Antes da pandemia, o Memorial era parada obrigatória para os turistas que vinham de outros estados e até de outros países.
O Memorial de Dona Lia fica localizado no quintal de sua residência de forma improvisada e com muito amor à sua comida. Tendo em vista que o Memorial do Cuscuz é conhecido e recebe um bom número de visitações, o desejo de dona Lia em reformá-lo. Por isso, a ‘VOAA’, uma plataforma de financiamento coletivo do Site Razões Para Acreditar, disponibiliza a campanha em prol da reforma do lugar. Ainda segundo a equipe, eles ressaltam a intenção em ajudá-la a reformar sua casa, restaurante e a criação do Museu do Cuscuz.
Para isso, na página que direciona até a vaquinha é possível encontrar o projeto da reforma realizado também por uma ONG parceira chamada ‘Reforamar’.
Para mais informações sobre como ajudar nesta iniciativa, você pode clicar no link da vaquinha e ler todas as instruções.