O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 27/11/2022

Museu Comunitário Jeová Batista de Azevedo

Localizado em Santa Luzia, o museu comunitário Jeová Batista de Azevedo funciona desde 1971.
Data de publicação: novembro 27, 2022

Localização: Santa Luzia – PB 

Inaugurado em: 24 de novembro 1971

Localizado em Santa Luzia, o museu comunitário Jeová Batista de Azevedo funciona desde 1971. Com mais de oito mil peças, o espaço tem um acervo rico em documentos, moedas, fotografias, armas e bens culturais doados por pessoas da região.

O visitante tem para apreciação um acervo diversificado e bem organizado estruturalmente dividido em coleções. A de “Arte Sacra”, tais como pia batismal, imagens, sinos e objetos litúrgicos. A coleção “Armaria”, formada por armas brancas, espingardas, garruchas, “Munições”, com peças utilizadas na Revolução de 1930. “Numismática”, formada por moedas de diversos períodos: colonial, do Império (Primeiro e Segundo Reinado), da República – a moeda mais antiga data de 1715.

A coleção “Material Lítico”, composta por minérios extraídos na região por garimpeiros e pesquisadores: berilo, turmalinas, mica, pirita, amianto, colombita, quartzo, etc. “Arte Indígena”, arcos, flechas, lanças, etc. “Máquinas de Costura”, diversas épocas. “Instrumentos Musicais”: formada por instrumentos antigos que pertenceram aos membros da Banda Musical 23 de Maio, de Santa Luzia, fundada em 1874.

“Apetrechos”: objetos de indumentárias, bolsas, sapatos, carteiras, cintos, fivelas, etc. “Cerâmica”: material proveniente de demolições de casas antigas da cidade e, também, de cerâmica, utilitária e de adorno produzidas na região. A coleção “Mobiliário”, com peças de períodos diversos que remontam à criação do Município. “Documentos”: certidões, textos referentes à história do Município. “Iconografia”: fotos, retratos de figuras, prédios, fatos da cidade e do Estado. “Diversos”: constituída por variadas peças como discos, ferramentas, lamparinas, etc.

Jeová Batista de Azevedo foi um dos fundadores do museu, que com muito zelo e estima conseguiu formar um acervo estimado em mais oito mil peças encontradas na região do Seridó e demais cidades circunvizinhas. Jeová Batista cuidou das peças e do acervo do museu por muitos anos, e em sua homenagem o museu passou a ter o seu nome.

Maiara Alves

Fontes:

https://ilamdir.org/recurso/4144/museu-comunit%C3%A1rio-jeov%C3%A1-batista-de-azevedo

http://politicadovaledosabugi.blogspot.com/2016/11/museu-jeova-batista-sera-reaberto-ao.html

http://marioferreira90.blogspot.com/2010/08/jeova-batista-e-museu-de-santa-luzia.html

https://jornaldaparaiba.com.br/noticias/vida_urbana/2010/03/21/iphan-revela-que-mais-de-80-das-cidades-da-pb-nao-possuem-museus