Endereço: Av. Epitácio Pessoa, nº475 – Sala 413
Empresarial Royal Trade Center
Ano de Fundação: Outubro de 1999
Facebook: https://www.facebook.com/www.ciadeteatroencena
Instagram: https://www.instagram.com/ciadeteatroencena/
Criada em outubro de 1999, na cidade de João Pessoa – Paraíba, sua fundação se relaciona com a montagem do espetáculo para crianças “As Aventuras de Peter Pan”, baseado na obra de J. M. Barry, onde o espetáculo contou com o diretor Ednaldo do Egypto (in memória 1935-2002) e os atores e atrizes: Alexandre César, Celly de Freitas, Evaldo de Sousa e Socorro Ferreira.
Inicialmente, como uma primeira etapa do grupo, as pesquisas e trabalhos da companhia se voltaram para o universo do teatro para crianças/infantojuvenil, com espetáculos como “Quem tem medo do Lobo Mau?”; “O Reino do Chocolate”; “Contadores de História”; “Infância Levada”; que surgiram a partir de adaptações e releituras de obras literárias..
Com o tempo, ela expandiu seus horizontes. Investiu nas pesquisas autorais de seus integrantes, agregando às suas investigações, poesia como um lugar para pensar as dramaturgias de uma cena, que joga com uma perspectiva do “entre”. Entre linguagens artísticas, entre gêneros literários. Nessa segunda fase/etapa, o grupo produziu espetáculos voltados para o público infantojuvenil: “Bulir ou não Bulir?”; “Festa de Contos”. Como também espetáculos para o público adulto: “Sentir: Poesia Em Cena”; “Fuzuê”. Participou de eventos e festivais de ordem Nacional e Internacional, como o Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância – FITIJ em 2016.
Em uma nova etapa, atualmente, na busca por reconhecer seu jeito de produzir teatro, o grupo passa por mais um momento de transformação. Momento esse que é pontuado por nossa última produção “Toda Coisa Tem Três lados”, que teve sua estreia em 2020 trazendo o riso e a reflexão para a cena. Nesse jogo teatral surgem brincadeiras e crítica reflexiva, que interligam os textos do Karl Valentin (1882-1948), músicas populares e brincadeiras que remetem à infância. Um espetáculo com um convite aberto a todas as idades, cuja linha de pesquisa cênica baseou-se na memória, em elementos brechtianos e numa trajetória que evidencia o desnudamento de seus elementos cênicos.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
https://www.ciadeteatroencena.com/
https://www.instagram.com/ciadeteatroencena/
https://www.facebook.com/www.ciadeteatroencena
https://www.facebook.com/www.ciadeteatroencena/posts/1574102846051371