Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 11 de julho de 1978
Atividade Artístico-Cultural: Cineasta e Escritor
Atividades exercício-profissional: Professor e Psicólogo
Formação Acadêmica: Bacharelado em Psicologia Clínica pela UEPB (2000-2005); Mestrado em Literatura e Interculturalidade pela UEPB (2006-2007) e Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-PE.
Início da Carreira como Cineasta: 2001
Curta-Metragem: Naticorda (2019)
Longas-metragens: Onde Borges Tudo Vê; Ferrolho; (2012); Pingo D’Água (2014); Espumas ao Vento (2022- Direção); Bia.
Série: Giga (2021)
Obras Literárias: Elisa, Fragmentos e um Olhar e Balaio de Natal
O professor Taciano Valério é psicólogo e cineasta, já foi professor da UniFavip, atualmente é docente da UFPE. Foi premiado em inúmeros festivais de cinema por seu trabalho audiovisual. Como ele mesmo diz: “um paraibano de Caruaru “expressando em sua os dilemas e as belezas de uma regionalidade moderna e globalizada. Nascido em Campina Grande no agreste da Paraíba em 1978, quando criança mudou-se para Caicó no Rio Grande do Norte. Hoje vive em Caruaru Pernambuco, ele é uma daquelas pessoas que trazem no jeito manso de falar, na humildade de seus gestos, uma tranquilidade ímpar.
Cursou Engenharia Química na UFPE, depois, migrou para UEPB onde concluiu o curso de Psicologia com habilitação em Psicanálise. Em 2007, concluiu o Mestrado em Literatura, pela mesma instituição. Autor dos livros de Contos: “Elisa”, “Fragmentos e um Olhar” e “Balaio de Natal”, começou a mostrar interesse e produzir os primeiros curtas, a partir de 2001, foi amor à primeira cena, a partir daí, Taciano iria se consagrar em vários festivais de Cinema no Brasil, com seus curtas-metragens. São mais de 40 prêmios numa carreira ascendente.
Taciano também produziu e dirigiu uma série ficcional de seis episódios: “Giga”, que mostra alguém que coloca à venda a prática de suicídio para quem desejar e estreou no CineBrasilTV em 2021, com segunda temporada em 2022. O elenco é integrado pelos paraibanos Everaldo Pontes, Tavinho Teixeira e Verônica Cavalcanti, além de Jean-Claude Bernardet (com quem trabalhou em Pingo D’água).
Jonas do Nascimento
Fontes:
http://clubedofilmecaruarupe.blogspot.com/2011/01/convidado-um-paraibano–
https://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-479561/