Atividade Artística-Cultural: Escritor
Atividade exercício-profissional: Professor
Formação Acadêmica: Mestrado em Ciências Sociais na UFPB e Doutorado em Sociologia na UFPE Obras Literárias: Ulisses e o fogo olímpico
Escavador: https://www.escavador.com/sobre/6429703/flavio-lucio-rodrigues-vieira Blog: https://www.leiaflaviolucio.com
Facebook: https://www.facebook.com/flavioluciov
Instagram: https://www.instagram.com/flavio_lucio_vieira
Email: flavioluciovieira@gmail.com
Flávio Lúcio Rodrigues Vieira é Professor do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba dos Campus I, em João Pessoa, possui mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco. Para sua conclusão de mestrado, teve como tese o desenvolvimento sustentável e mudanças no paradigma de desenvolvimento regional durante a década neoliberal (1990-2002). Trabalhou com combate à pobreza e hoje desenvolve projeto de pesquisa sobre as raízes históricas do golpe parlamentar que derrubou a presidente Dilma Rousseff. Ulisses e o fogo olímpico, foi o primeiro de ficção de Flávio Vieira, e aborda mistérios da mitologia grega, após o fogo olímpico ser roubado pelo titã Prometeu, três adolescentes, Ulisses, Dafne e Íon, escolhidos pelos deuses gregos com a missão de recuperar a fonte de todas as artes e de todo conhecimento humano em prazo de sete dias e, assim, salvar a humanidade do jugo de ignorância. Durante uma entrevista para o ClickPB, o autor falou do processo criativo dos personagens e dos desafios para a produção da obra. De acordo o historiador, uma das motivações para o livro foi um desafio proposto pelo próprio filho, que é fã da série literária Percy Jackson & Os Olimpianos, a escrever sobre mitos gregos. Como o livro é narrado por dois protagonistas, ele teve que encontrar uma maneira de diferenciá-los. A maneira como os personagens narram a própria linguagem teve que ser diferenciada. Então, primeiro ele escreveu o livro e depois fez a distinção das narrativas. O que demonstrou ser uma grande dificuldade porque a literalidade de Ulisses, sendo o personagem mais tímido, é mais formal. Já Dafne tem uma linguagem mais adolescentes que a gente encontra no meio da rua. O desafio da escrita ficcional para a construção linguística de cada personagem, com o intuito de atrair o público alvo de leitores, que é o de adolescentes.
Quando escreveu o primeiro capítulo, seu filho leu e aprovou, ao escrever o segundo capítulo logo pensou sobre a história a partir do mito de Prometeu, em que três jovens nasceram consagrados, sem saber aos deuses. E há um destino a ser cumprido na trama. Em 2022 Flávio Lúcio foi indicado ao Prêmio Jabuti com seu livro recentemente publicado Ulisses e o fogo olímpico na categoria juvenil do eixo Literatura.
Jonas do Nascimento
Fontes: