O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/11/2022

Paulo Roberto Vieira de Melo

O trabalho do artista é composto por obras que passeiam por toda natureza, e demonstram as partes mais belas da flora e fauna brasileira.
Data de publicação: novembro 7, 2022

Naturalidade: João Pessoa -PB

Nascimento:  05 de novembro de 1953

Atividades artístico-culturais: Pintor

Formação: Bacharel e Licenciada em Psicologia pela UFPB

Paulo Roberto Vieira de Melo, nasceu na capital paraibana em 1953. Começou a realizar cursos de pintura em meados dos anos 1970, na Universidade Federal da Paraíba, e, a partir de então, foi selecionado em diversos salões de arte, como o Salão de Arte Global de Pernambuco (Recife, 1975), o Salão de Arte Contemporânea (Olinda, 1975) e o Salão Nacional Universitário de Artes Plásticas (Rio de Janeiro, 1977), além de ter sido cenógrafo e desenhista no Departamento de Arte da extinta TV Manchete (1983).

Em Pantanal, uma de suas obras mais conhecidas, mostra a natureza exuberante do bioma através de quadros com cores fortes e expressivas. O trabalho do artista é composto por obras que passeiam por toda natureza, e demonstram as partes mais belas da flora e fauna brasileira.

Sobre o trabalho na mostra Pantanal, o curador e crítico de arte Dyógenes Chaves observou que o artista paraibano “tem dedicado toda uma vida e toda uma produção de pintura a retratar a natureza: as cores da paisagem da mata, dos campos e da floresta, a fauna e a flora presentes nos diversos biomas brasileiros.”

Exposições 

2º Arte Atual Paraibana

1/11/1990 – 12/12/1990

Euclides Nunes

Fontes: