Naturalidade: Campina Grande– PB
Atividades artístico-culturais: Escritor
Formação Profissional: Graduado em Letras
E-mail: elmanomz@gmail.com
Nascido na cidade de Campina Grande, Elmano Menezes logo cedo, com sua família, se transferiu para a capital do Estado – João Pessoa. Concluiu o curso de Letras pela Universidade Federal da Paraíba.
Foi nesse ambiente que teve a oportunidade de conhecer diversos escritores e intelectuais da terra. Com o poeta Águia Mendes, desde a adolescência, começou a se interessar pela literatura e pelas artes. Frequentou o grupo de arte Jaguaribe Carne, dos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró. Contribuiu também com os Correios das Artes e as revistas literárias Usina e Garatuja. É autor de diversos livros ainda não publicados.
Publicou em 2021, com a Arribaçã Editora, “O feudo do morto”, seu livro de estreia. Elmano Menezes não chega a ser tão dramático ou trágico ao falar do tema em seu livro de estreia “O feudo do morto”. Elmano é nome de proa da poesia paraibana há pelo menos três décadas, mas demorou um pouco para publicar seu primeiro livro.
O poeta Águia Mendes, afirma que a estreia em livro de Elmano é um fato para se celebrar, para se prestar reverência mesmo, uma vez que o poeta não parecia movido pela ambição de reunir algum dia parte de sua instigante poesia numa publicação. Há poemas para todas as mortes. Físicas, espirituais, líricas, dramáticas, trágicas, sem medo de viver poesia. Elmano tem um estilo próprio de fazer poesia. Um estilo que a gente lê com um sorriso de medo nos lábios, tal a graciosidade mórbida de alguns poemas. Os poemas de seu livro de estreia vêm todos acompanhados de epígrafes de nomes célebres da literatura e da história, sobre os temas enfocados, a exemplo de Augusto dos Anjos.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
http://www.arribacaeditora.com.br/elmano-menezes/
https://www.youtube.com/watch?v=VkeAyaFuhiE&ab_channel=LinaldoGuedes