O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/11/2022

Fevereiro ou Fica, Vai ter bolo

O espetáculo “Fevereiro ou Fica, vai ter bolo”, é um ensaio que retrata o luto que surgiu a partir das inquietações da atriz Natália Sá...
Data de publicação: novembro 6, 2022

Estreia: 2019

Site: https://sites.google.com/view/nataliasa/in%C3%ADcio/fevereiro 

O espetáculo “Fevereiro ou Fica, vai ter bolo”, é um ensaio que retrata o luto que surgiu a partir das inquietações da atriz Natália Sá, pelo falecimento de sua mãe no mês de fevereiro de 2019, mas a estreia só aconteceu em dezembro de 2019. A obra faz parte do trabalho de conclusão da artista na sua especialização em corpo: dança, teatro e performance, na Escola Superior de Artes Célia Helena, em São Paulo. 

A peça se dá com a atriz convidando a todos para a sua festa de aniversário e neste ambiente, ela atravessa os estágios do luto. A proposta é fazer um paralelo entre o celebrar da festa e o pesar da perda, no qual podem ser confundidos pelos gestos de nascimento, vida e morte. Ela se baseou em uma inquietação pessoal, com contextos políticos e sociais. A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que conectou o espetáculo com atual cenário, devido as perdas dos entes queridos neste período.

No site da obra, a atriz expressa: “Nascimento, vida e morte são fases da vida que, em diferentes escalas, se fazem presentes em tudo o que há. Este trabalho investiga o uso do depoimento pessoal e do material autobiográfico no teatro performativo e propõe um exercício cênico criado a partir das inquietações disparadas pela ideia de composição, decomposição e recomposição alinhadas ao conceito de ritornelo e atravessadas pelo episódio do falecimento da minha mãe”.

O propósito do espetáculo é levantar uma percepção sobre os afetos e uma reflexão sobre nossas relações com as escolhas que são realizadas diante dos acontecimentos que ocorrem na vida.

Ficha técnica

Direção, texto e performance: Natália Sá 

Orientação: Karina Campos de Almeida 

Assistência de direção: Cely Farias 

Desenho de luz: Andressa Melo 

Operação de som e projeção: Cely Farias 

Operação de luz: Kassandra Brandão 

Edição de vídeos: Edson Sousa 

Animação: Silvio Sá 

Produção: Gabriela Arruda

Realização: Grupo Parahyba Rio Mulher

Poesia incidental: Fevereiro (Matilde Campilho)

Músicas: Doce Mel / Bom estar com você (Renato Correa e Claudio Rabello), Parabéns da Xuxa (Michael Sullivan e Paulo Massadas), A vida é uma festa (Michael Sullivan e Paulo Massadas) e Mainha e o Vento (Abdias Sá Filho)

Portfólio

Registro fotográfico: Mylena Sousa

Registro audiovisual: Luiz da Fonte e Camila Costa Melo

Jaqueline Rodrigues

Fonte: https://sites.google.com/view/nataliasa/in%C3%ADcio/fevereiro