Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento: 26 de maio de 1999
Atividade exercício-profissional: Jogador de futebol
Instagram: https://www.instagram.com/cunha/
Facebook: https://www.facebook.com/mathcunha
Matheus Santos Carneiro da Cunha, mais conhecido como Matheus Cunha ou apenas Cunha (João Pessoa, 27 de maio de 1999), é um futebolista brasileiro que atua como centroavante. Atualmente joga no Atlético de Madrid.
Quando criança, Matheus jogou futsal no Esporte Clube Cabo Branco, de João Pessoa-PB. Aos 11 anos, chamou a atenção de um empresário, em Pernambuco, que decidiu levá-lo para fazer testes no futebol do Coritiba. Foi na equipe paranaense que em 2016, fez parte do plantel que disputou a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após a participação na Copinha, o Coxa foi para os Estados Unidos e disputou a Dallas Cup. Foi disputando esta competição que ele atraiu a atenção do Sion, da Suíça, que resolveu contratá-lo para disputar a temporada 2017–18.
Com isso, se profissionalizando no Sion, Matheus, logo na sua primeira temporada, mostrou ser um dos destaques da equipe na temporada. Não à toa, ele foi escolhido o Melhor Jogador do Sion no Campeonato Suíço no mês de outubro de 2017. Assim, no dia 22 de maio de 2018, anotou um hat-trick na vitória do seu time por 4 a 1 sobre o Thun. Terminou a temporada como o artilheiro da equipe, marcando 10 gols em 29 jogos. Entre os jogadores brasileiros que disputaram o Campeonato Suíço, Matheus foi o que mais fez gols.
Então, o bom desempenho na temporada 2017–18 despertou interesse de clubes de maior visibilidade. O West Ham, da Inglaterra, chegou a cogitar sua contratação, mas o RB Leipzig, da Alemanha, ofereceu 15 milhões de euros e contratou o jogador. Matheus passou pelos clubes: RB Leipzig, Hertha Berlim e Atlético de Madrid.
Na Seleção Brasileira, Matheus foi convocado pela primeira vez para a Seleção Sub-20. No dia 1 de junho de 2019, foi convocado para a Seleção Sub-23 que disputou o Torneio de Toulon. Sagrou-se campeão e artilheiro da competição com 4 gols. No dia 16 de dezembro de 2019, foi convocado para a disputa do Pré-Olímpico, onde conquistou a vaga para as Olímpiadas e sagrou-se artilheiro com 5 gols. Após participar de todo ciclo Olímpico, sendo artilheiros do Torneio de Toulon e do Pré-Olímpico, no dia 17 de junho de 2021, Cunha foi convocado para as Olimpíadas, na qual conquistou a medalha de ouro.
Matheus Cunha terminou todo o ciclo Olímpico como artilheiro isolado da Seleção com 18 gols em 23 jogos. No dia 25 de setembro de 2020, após corte de Gabriel Jesus por lesão, Matheus Cunha foi convocado para as partidas contra Bolívia e Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022. Após boa participação nos Jogos Olímpicos de 2020, no dia 13 de agosto de 2021 Cunha foi convocado para as partidas contra Chile, Argentina e Peru, em setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022.
Suzana Sousa
Fontes:
https://pt.besoccer.com/jogador/biografia/m-cunha-387666
https://pt.wikipedia.org/wiki/Matheus_Cunha