O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/10/2022

Coletivo Espinho Branco

A iniciativa do Coletivo Espinho Branco, funciona desde 2013 trabalhando na promoção de atividades de cultura e arte na Capital do Sertão.
Data de publicação: outubro 10, 2022

Município: Patos-PB

Doações: coletivoespinhobranco@gmail.com

Facebook: https://ne-np.facebook.com/ColetivoEspinhoBranco

Instagram: https://www.instagram.com/coletivoespinhobranco

Twitter: https://mobile.twitter.com/espinhobranco

Associação sem fins lucrativos que promove cultura e arte na cidade de Patos. A empresa que foi fundada em 01/06/2018 e tem como razão social Associação Cultural Coletivo Espinho Branco, está localizada na cidade Patos do estado da Paraíba. Sua atividade principal, conforme a Receita Federal: Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte.

A iniciativa do Coletivo Espinho Branco, funciona desde 2013 trabalhando na promoção de atividades de cultura e arte na Capital do Sertão. Nascido com o intuito de realizar o I Grito Rock Patos, o coletivo fez história na cidade, reunindo pessoas interessadas em criar opções alternativas de consumo de cultura e arte. Durante os três dias do evento foram realizadas oficinas, sarau, exibição e discussão sobre cinema, fechando a noite com shows musicais de bandas paraibanas e de outros Estados. Assim, o I Festival Espinho Branco de Artes teve o apoio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Centro de Cultura do Banco do Nordeste (CCBNB) e Prefeitura Municipal de Patos.

A primeira edição do evento aconteceu no período de 15 a 17 de abril, com uma programação que reuniu diversas linguagens artísticas como a música, teatro, cinema e poesia para a população, movimentando a cena cultural do município de Patos e região.

A trupe que trabalha a cultura na cidade de Patos, e tem grande participação no São João alternativo, promovendo os artistas e grupos culturais da nossa terra.  De acordo com Paulinho, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura (2019),  há um projeto de lei que reconhece a Associação como de Utilidade Pública.

“A Associação Coletivo Espinho Branco, tem prestado bons serviços no que diz respeito, a alavancar a nossa cultura, a cultura patoense. Porta de entrada para vários artistas mostrarem seus talentos e exporem seus trabalhos. A associação vem se destacando, principalmente no nosso São João alternativo, mostrando para Patos e Região, que temos uma rica cultura diversificada. Na quinta-feira, eles usaram a tribuna livre, e estarei apresentando o projeto de lei, para que a associação se torne, de Utilidade Pública para nossa cidade”, comentou o vereador.

O mais recente evento da associação foi realizado no ano de 2022: o São João alternativo. Aconteceu no terreiro do forró (Praça do Bobs) dia 24 de junho, com o apoio do governo e outras empresas locais. As atrações também foram compostas por cantores locais.

Suzana Sousa

Fontes: 

https://cnpj.biz/30699974000176

https://www.sertaopolitico.com/2019/05/coletivo-espinho-branco-vereador-vai.html

http://antigo.paraiba.pb.gov.br/index-38310.html