Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 26 de setembro de 1984
Atividade artístico-cultural: Roteirista
Atividade exercicio-profissional: Professor de História
Instagram: https://www.instagram.com/ofernandodomingos/
Facebook: https://www.facebook.com/fernando.domingos.98
Fernando Domingos de Aguiar Júnior é Doutorando em História pela Fundação Casa de Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, pesquisa a respeito da história da aids na Paraíba, a partir da atuação da ONG-Aids Cordel Vida, aborda a construção de políticas públicas para pessoas que vivem com hiv/aids. Mestre em História pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba – (2016). Graduação e Licenciatura em História pela UEPB – Universidade Estadual da Paraíba – (2013). Suas pesquisas são voltadas para temáticas de gênero, sexualidade, saúde, representações e homossexualidade.
Seu primeiro contato com o cinema foi na sua graduação, ele estudava uma disciplina chamada Ensino de História, no qual foram realizadas algumas atividades para analisar o cinema enquanto ferramenta pedagógica, instrumento para pensar questões sociais e entre outros pontos.
Ainda durante a graduação participou de um Pibic, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, ele desenvolveu um trabalho cujo tema era a representação das personagens homossexuais no cinema brasileiro. Para a análise dos filmes era necessário fazer a decupagem de imagem, analisar as sequências, cenários, diálogos, trilha sonora e etc.
Durante o período que estava cursando seu Mestrado, Fernando tinha um amigo do Rio Grande do Norte que estava nos Estados Unidos cursando Cinema, os dois sempre conversavam sobre o cenário/contexto político do Brasil, ele informava o que estava acontecendo e também falava sua opinião sobre o assunto em questão. Em uma dessas conversas seu amigo o convidou para ser roteirista de um curta que estava produzindo.
Sempre escreveu mas nunca roteiro, apesar do curta não ter nenhum diálogo foi necessário criar composição de cenas, figurinos, cenários e entre outros.”Foi uma experiência linda e maravilhosa”, declara Fernando.
Ele ganhou o prêmio de melhor roteiro de curta brasileiro, pelo júri da 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado. A premiação ocorreu em razão do trabalho desenvolvido na obra “O pato – Filme” gravado em 2021 em um assentamento, no município de Alagoa Grande. “O Pato” narra a história de Cida (Norma Goes), uma mulher que decide acabar com o ciclo de violência em sua casa, e ser um exemplo para sua filha, Fia (Ana Julia). A direção é de Antônio Galdino. Foi exibido no Fest Aruanda e ganhou o 1º festival de cinema Curta Jacarahey, que aconteceu no estado de São Paulo.
Filmografia
O Pato – Filme (2021) – Roteirista
Maiara Alves
Fontes:
Entrevista com Fernando Domingos
https://www.escavador.com/sobre/5737965/fernando-domingos-de-aguiar-junior