Município: João Pessoa-PB
Endereço: Av. Cabo Branco – Cabo Branco
Inauguração: 1972
Altura: 18 m
Material: Concreto
Altitude: 46 m
Construído em 1972, o Farol do Cabo Branco tem 19 metros e seu alcance luminoso é de 27 milhas náuticas. Situado na falésia da praia de Cabo Branco a cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. O projeto do monumento é de Pedro Abraão Dieb, professor aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que faleceu em novembro de 2007, em João Pessoa.
Com uma torre triangular em concreto, três projeções pontiagudas em forma de asa a 3,5 m do chão, o farol é pintado de branco com uma faixa horizontal preta logo acima das asas. O farol é pintado de branco com uma faixa horizontal preta logo acima das asas. Há décadas, muito antes de a cidade de João Pessoa entrar no roteiro turístico, este farol já era conhecido por marcar o ponto mais oriental das Américas, assim tal título pertence a Ponta do Seixas, que fica nas proximidades.
Assim, o Farol do Cabo Branco tem uma forma triangular única no país. Os seus projetistas tiveram a intenção de representar uma planta de sisal, ao desenhar o farol. O sisal representou um dos ciclos econômicos mais duradouros e lucrativos no estado da Paraíba.
Suzana Sousa
Fontes: