O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 19/09/2022

Banda Myrkgand

Myrkgand é uma one-man-band do músico paraibano Dmitry Luna criada em 2012.
Data de publicação: setembro 19, 2022

Gênero: Folk Death

Ano de criação: 2012

Origem: João pessoa PB

Fundador: Dmitry Luna

Álbuns: Myrkgand (2017);

          Old Mystical Tales (2019)                                                                                                                                                                                                                                                                           

Myrkgand é uma one-man-band do músico paraibano Dmitry Luna criada em 2012 e já foram lançados dois singles e um demo. As letras falam de mitologia, lendas, batalhas, e a sonoridade é cheia de vigor, agressividade e melodia na medida exata, riffs muito bem executados, solos técnicos e o vocal rasgado. Dmitry é um músico bastante experiente com passagens por bandas como Necrohunter e Malkuth, o Myrkgand é um projeto desse multi-instrumentista que tomou a iniciativa e convidou vários músicos para fazerem parte, o que de certa maneira pode ter sido o motivo do sucesso deste ambicioso projeto.

O direcionamento do Myrkgand é voltado para o Folk e o Death/Black Metal com passagens e melodias por vezes melódicas e sombrias, e em outros momentos bastante criativo e agressivo. Esse amaranhado é o combustível para ouvirmos até o fim, porque é um trabalho bem feito e com uma produção musical mais pesada e crua.

Em 2017 lançou seu primeiro álbum intitulado com o mesmo nome da banda, com 11 faixas e uma atmosfera sombria e flashes de black metal raiz “Vale da Agonia” com destaque para a parte vocal, outra faixa muito interessante que bota a cozinha a frente é “Dangerous Dungeon”com bons solos de guitarra, e a faixa “The Elemental King” com vocais rasgados e guturais acompanhados de teclado. O disco possui três sons instrumentais que são: “Wanderer”, faixa que inicia o disco, ainda “Dwarvenquest” e “A Ghastly Aftermath”.

Em 2019 foi lançado o segundo álbum Old Mystical Tales seguindo mais ou menos a mesma linha do álbum antecessor, mostrando uma mescla de estilos como Melodic Death Metal, Black Metal, Pagan Metal e Folk Metal, com letras calçadas em temáticas de fantasias, lendas, mitologia, batalhas, etc., e contando novamente com uma série de participações especiais que enriqueceram e muito o trabalho. O albúm foi lançado em fevereiro na Europa, mas no Brasil houve uma prensagem limitada em 1.000 cópias lançada pela gravadora Heavy Metal Rock no mês de junho em uma versão luxuosa em digipack, com logotipo da banda, título e nomes das músicas em tom prateado, o que valoriza ainda mais a obra como um todo, fazendo valer à pena a aquisição do formato físico do álbum.

Jonas do Nascimento

Fontes:                                                                             

https://www.spirit-of-metal.com/pt/band/Myrkgand

https://arrepioproducoes.com.br/resenhas/62VB18m4Hj