Município: João Pessoa-PB
Surgimento: 2019
Integrantes: José Everton Cardoso da Silva (Fundador ; Compositor; Arranjador ; Produtor Musical/Executivo; Percussionista; Baterista Backings ; Vocais)
João Gabriel do Egito Araújo (Fundador ; Compositor; Arranjador; Produtor Musical/Executivo Vocalista; Violonista)
Brendson Alvez da Silva Fernandes (Fundador; Compositor; Arranjador; Produtor Musical/Executivo; Saxofonista; Percussão; Backings Vocais)
Estilo Musical: Reggae, MPB, Pop, Rock
Instagram: Muringá (@muringa.oficial) • Fotos e vídeos do Instagram
Facebook: muringabandaoficial
Canal do Youtube: muringá banda – YouTube
Dizem que os encontros não são por acaso e as conexões, elas sempre nos levaram para algum lugar ou objetivo, três universos tão distintos, com temperamentos tão diferentes quis o destino fazê-los se cruzar e formar a Banda Muringá.
O primeiro encontro dos integrantes acontece no Coral Universitário Gazzi de Sá da UFPB, João Gabriel, como coralista conheceu José Everton, ambos músicos do curso de música da instituição, ao apreciar a voz do jovem rapaz decide o convidar para o seu recital de conclusão do curso, ele já conhecia o trabalho de Brendson por fora e o admirava. Apresentando-se usando apenas o nome do vocalista e banda, naquele momento, João lançava-se para o mercado fonográfico da Paraíba. Porém, logo se percebeu que os três juntos como uma banda funcionaria mais, eis, em uma conversa despretensiosa e com a benção de Sivuca, a Moringa- reservatório de água muito utilizado no nordeste- seria um nome muito interessante para aquele grupo surgente ia ganhando forma, com algumas alterações o Muringá era batizado pelos seus integrantes e amigos próximos.
Essa combinação improvável, em 2019 juntou-se para gravar um single “Sem você pra ficar” com um videoclipe lançado no mesmo ano. Ainda no mesmo ano, o grupo fazia apresentações nas principais casas de show da cidade e dividindo palco com grandes nomes do cenário musical local. Entre o fim de 2019 e início de 2020 havia um planejamento para a produção de seu primeiro disco, o que não foi concretizado graças a chegada da Covid-19 no país, principalmente na Paraíba, prejudicando o cenário musical local. Entretanto,conseguiram ainda gravar dois singles.
No ano de 2020 a banda participou de alguns festivais como: Eu fico em casa PB, Fica em casa – Mó e do Festival Lola Palizo, produzindo também videos em parceria com músicos locais a exemplo do Escurinho. Com a Lei Aldir Blanc, o grupo conseguiu com a execução da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer da prefeitura de Bayeux um edital intitulado “Música Festival em Rede”.
Enquanto isso, no ano de 2021, apresentaram mais um festival, desta vez o 1º Festival Cultural Beneficente do Observatório do Jacaré, mais um novo single é lançado no final do ano: “Conectar”.
O ano de 2022 trouxe bons ventos para o grupo, com o lançamento do primeiro EP intitulado “Na contramão”, com a participação especial de Escurinho com uma música de sua autoria e com a releitura da banda.
Falando em estilos, a banda passeia em diversos universos musicais, afinal a diversidade é um dos pilares do grupo, outro ponto curioso deles é: a presença de músicas autorais, em segundo canções dos músicos do cenário musical paraibano e, por fim, músicas do mercado nacional.
No mês de Setembro, nos dias 09 e 11 o grupo lançou o EP “Na Contramão” na Vila do Porto, o disco contém cinco faixas.
Rayanne Melo
Fonte:
Portfólio da banda –