O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/08/2022

Otávio Sitônio Pinto

Otávio Sitônio Pinto nasceu em Princesa Isabel-PB, no dia 6 de maio de 1945. Foi uma figura renomada no cenário jornalístico paraibano, e também no seu trabalho como publicitário e escritor.
Data de publicação: agosto 29, 2022

Naturalidade: Princesa Isabel-PB

Nascimento: 6 de maio de 1945 // Falecimento: 21 de junho de 2022

Atividade artístico-cultural: Escritor

Atividade exercício-profissional: Jornalista e publicitário

Obras: Dom Sertão, Dona Seca (2018); Sessão das bruxas (2001); A Dança do Urubu (2002).

Membro: Instituto Histórico e Geográfico Paraibano; e da Academia Paraibana de Letras.

Otávio Sitônio Pinto nasceu em Princesa Isabel-PB, no dia 6 de maio de 1945. Foi uma figura renomada no cenário jornalístico paraibano, e também no seu trabalho como publicitário e escritor. Ele era membro da Academia Paraibana de Letras (APL), do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e articulista do jornal A União. O jornalista sofria com a doença de Parkinson, o que tornou sua saúde prejudicial, assim, Sitônio faleceu aos 77 anos.

No programa “Dedim de Prosa” da TV Assembleia, Otávio é entrevistado por Wellington Farias. Ele contou que começou sua carreira com a publicidade antes do jornalismo. “Eu sempre me senti atraído pela propaganda e pelo texto dela”, afirmou Otávio. E ao ser publicitário, desempenhou atividades na área política, como a criação do slogan “Lula, lá”. Sitônio Pinto comentou que se considera comunista, e o mesmo acompanhava o ex-presidente Luís Inácio da Silva em suas comissões.

O escritor produziu diversas obras bibliográficas, como poemas, prosas, contos, crônicas e artigos. O seu livro mais conhecido é “Dom Sertão, Dona Seca (2018) ” que mostra a história do sertão semiárido nordestino, tratando sobre a seca, economia, sociologia e biologia da região. O ensaio é também considerado um estudo sobre o cangaço, a transposição e o golpe de 30. Outros livros do autor são: “Sessão das Bruxas (2001) ”, um livro de crônicas; “A dança do urubu”, um livro de contos; entre outros.

 Mariana Falcão

Fontes:

https://paraibaja.com.br/dom-sertao-dona-seca-livro-de-sitonio-pinto-e-destaque-do-sol-das-letras/

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/lembrando-sita-nio-pinto/541948

https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/201csitonio-pinto-marcou-epoca-no-jornalismo-cultural201d#:~:text=Ot%C3%A1vio%20Sit%C3%B4nio%20Pinto%20tamb%C3%A9m%20ocupou,%C3%A9%20Dom%20Sert%C3%A3o%2C%20Dona%20Seca.

https://parlamentopb.com.br/jornalista-sitonio-pinto-morre-aos-77-anos/

http://cbnjoaopessoa.com.br/livro-dom-sertao-dona-seca-e-lancado-em-joao-pessoa/

https://youtu.be/WAVQAZOPHsI