Naturalidade: Garanhuns-PE/ Radicada em João Pessoa-PB
Nascimento: 18 de julho de 1991
Formação acadêmica: Graduada em História pela UPE e mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (UFPB/UFPE)
Atividades artístico-culturais: Artes Visuais
Instagram: @natalia.araujo._
E-mail: natalia.ufpb15@gmail.com
Contato: (83) 99658-2007
Natural de Garanhuns (PE), Natália começou a se interessar pela arte quando ainda cursava história e percebeu que poderia unir seu interesse por memórias e identidades à expressão artística e trabalhos manuais. Com uma poética baseada na memória, Natália utiliza fotografias e instalações para refletir sobre a diáspora negra e a ancestralidade.
Atua em João Pessoa desde 2015, onde vem desenvolvendo seu trabalho. Participou de exposições coletivas e individuais, no nordeste e sudeste do país, destacando-se a primeira exposição individual Árvore Genealógica, realizada no Casarão 34/FUNJOPE (João Pessoa/PB), onde a artista realizou uma performance pintando bustos negros nas fotografias analógicas resgatadas da sua infância, numa provocação sobre quem são as pessoas representadas por bustos na sociedade, quem é merecedor dessa notoriedade?
Sua investigação poética tem como mote a memória e seus desdobramentos, especialmente em relação à ancestralidade e representatividade negra, experimentando diversos suportes artísticos como performance, pintura, escrita, escultura e fotografia expandida. Seu mais recente trabalho foi exposto na coletiva “Pertencimento”, realizada no Centro Cultural São Francisco (João Pessoa/PB) em comemoração ao mês da Consciência Negra.
Amanda Pedrosa
Fontes:
https://jornaldaparaiba.com.br/cultura/2022/03/15/eu-mulher-artista-conheca-natalia-araujo