Localização: Zona Leste
Fronteiras: Norte: Intermares; Sul: Aeroclube e Jardim Oceania;
Leste: Intermares; Oeste: Oceano Atlântico
A região que hoje compreende o Bessa, assim como toda ocupação da faixa litorânea começa a ser habitada por volta do século XX, com a criação da Avenida Epitácio Pessoa o tráfego de pessoas até essa região ficou mais viável, assim como a criação de uma malha ferroviária e o uso de bondes. O saneamento básico e uma infraestrutura deixava o local inóspito com ares mais agradáveis para morar ou visitar.
O bairro do Bessa possui esse nome em homenagem ao fidalgo portugues Antônio Bessa, dono desta sesmaria, adquirida no período imperial durante o segundo reinado. Posteriormente os sítios ou propriedades privadas de algumas famílias foram loteadas diante do crescimento e urbanização de João Pessoa. O que conhecemos por Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube eram antigamente consideradas parte do Bessa, apesar de até hoje existir essa confusão, cada área tem sua limitação, mesmo sendo erroneamente chamada de “tudo Bessa”.
O bairro nos anos 90, com o avanço entre os limites municípios de Cabedelo e João Pessoa, com a criação de grandes mercados nacionais como o Carrefour e o Hiper na estrada de Cabedelo, ajudou no crescimento do bairro, ao longo dos 30 anos o tornando um dos bairros mais caros para especulação imobiliária.
No mar com ondas abertas encontra-se em frente ao verde e ao barulho do mar a casa do professor e artista plástico Hermano José, seus trabalhos sua vida foi em função da orla paraibana e da luta pelo meio ambiente.
Rayanne Melo
Fontes:
kjv1ge1611669819.pdf (123dok.com)
I – Memorial descritivo das atividades acadêmicas desenvolvidas no Programa; (123dok.com)