Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento: 2 de dezembro de 1970
Atividade Artístico-Cultural: Escritor
Atividades exercício-profissionais: Jornalista e Biógrafo
Formação Acadêmica: UnB (Universidade de Brasília)
Trabalhos Notáveis: Correio Braziliense e Estado de Minas (Diários Associados)
Publicações: “Nicholas Behr – Eu engoli Brasília” (2004) “ Renato Russo – O Filho da Revolução “ (2009) “ Presos no Paraíso “ (2017) “ Planos “ (2021)
Vida e Carreira Jornalística
Nascido em João Pessoa, no início da década de 1970, Carlos Marcelo Carvalho em 1985 com apenas 15 anos, mudou-se para Brasília e lá formou-se em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), iniciando sua carreira jornalística como repórter da rádio Cultura FM, posteriormente foi promovido à gerente de jornalismo, função que exerceu até 1994.
De 1992 a 2011 atuou no Correio Braziliense do Grupo Diários Associados. Foi também editor do suplemento jovem X-TUDO do caderno de Cultura, da primeira página do jornal e promovido à função de editor-executivo do mesmo veículo. Em 2011, convidado para o cargo de editor-chefe do diário mineiro Estado de Minas.
Como escritor, sua publicação de maior prestígio foi a biografia “Renato Russo – O Filho da Revolução” de 2009. Em entrevista concedida para a Academia Mineira de Letras – AML (disponível no canal da AML no You Tube) Carlos contou sobre o processo de pesquisa para criar a biografia de Renato Russo, líder da banda brasiliense Legião Urbana.
Também comentou sobre seus dois bem-sucedidos romances, Presos no Paraíso editado pela prestigiada editora francesa Gallimard, onde a história se passa em Fernando de Noronha, que mais do que uma “novela policial” é um drama sobre existência humana, com personagens cativantes e o seu mais recente romance “Planos” lançado em 2021, que narra a história de cinco amigos de Brasília, tendo como pano de fundo, o crime, uma trama sedutora com um desfecho forte e inesperado.
Prêmios
- Prêmio Esso de jornalismo na categoria “Primeira Página “ com o trabalho “ Mais Quatro Anos “ (2005)
- Finalista no Prêmio Esso nos trabalhos “Acabou”, “Como Fica Cuba Sem Fidel” “O Ano que não queremos reviver” (2006), (2008), (2011)
- Finalista do Prêmio Imprensa Embratel na categoria “Jornalismo Cultural” com o trabalho “CALEM-SE- como a censura silenciou a música brasileira“ (2010)
Jonas do Nascimento
Fontes:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Carlos_Marcelo