O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/08/2022

Nego Fuba

João Alfredo Dias era conhecido como “Nego Fuba”. Além de camponês, também trabalhava como sapateiro e foi organizador das Ligas de Sapé.
Data de publicação: agosto 8, 2022

Naturalidade: Sapé – PB

Falecimento: 7 de Setembro de 1964

Nascido em Sapé, estado da Paraíba, João Alfredo Dias era conhecido como “Nego Fuba”. Além de camponês, também trabalhava como sapateiro e foi organizador das Ligas de Sapé. Chegou a ser perseguido em vários momentos devido ao seu trabalho político com os camponeses. Militante do PCB, foi eleito em 1963 como o vereador mais votado de Sapé com mais de três mil votos. Logo após o golpe, foi preso, torturado e ficou detido, juntamente com Pedro Fazendeiro, sindicalista militante do Partido Comunista do Brasil, até setembro de 1964, ocasião em que foram simuladas suas solturas, na madrugada do dia 7, o que é considerado por muitos a emboscada que lhes tirou a vida.

Pressionado a confessar um crime que não havia cometido, dias depois  João Alfredo e Pedro Inácio foram soltos. Há certa imprecisão na data de liberação de João Alfredo Dias. Assis Lemos assegura sua saída no dia 29 de agosto, no entanto, outros relatos informam que o militante teria sido solto junto com o companheiro Pedro Fazendeiro, no dia 7 de setembro. Em 10 de setembro de 1964, o jornal Correio da Paraíba denunciou a localização de dois corpos nas adjacências da estrada que liga Campina Grande a Caruaru, próximo ao distrito de Alcantil, município de Boqueirão. Naquele tempo não foi possível proceder à identificação dos cadáveres, em razão do estado dos restos mortais, com indícios de tortuta, que na ocasião Assis Lemos suspeitava tratar-se de Pedro e João Alfredo devido à semelhança física, como também as  vestimentas que as vítimas usavam, idênticos aos que vestiam na prisão.

Assis Lemos foi fundador das Ligas Camponesas na Paraíba e exerceu o mandato de deputado estadual com votação expressiva obtida no município de Sapé, principal base do movimento camponês que lutava pela reforma agrária. Foi cassado, preso e deportado para Fernando de Noronha com a redemocratização, passou a exercer atividade profissional na cidade de Londrina(PR) e de  volta à Paraíba,  teve seu mandato devolvido num ato simbólico pela  Assembleia da Paraíba através de lei do deputado Wilson Braga, em 2013.

 Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes:

http://memorialdaresistenciasp.org.br/pessoas/joao-alfredo-dias/

https://1library.org/article/nego-fuba-pedro-fazendeiro-dois-camponeses-assassinados-mem%C3%B3rias.qo54ep5y

https://1library.org/article/nego-fuba-pedro-fazendeiro-dois-camponeses-assassinados-mem%C3%B3rias.qo54ep5y

https://momentopb.com.br/noticia/amigos-e-familiares-do-ex-deputado-assis-lemos-festejam-seus-90-anos-de-vida-em-ritmo-de-carnaval.html