O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/06/2022

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A igreja matriz de Casserengue, por conta de suas cores e do seu tamanho, destaca-se entre as outras construções do entorno.
Data de publicação: junho 22, 2022

Localização: Casserengue-PB                                                                                                                  

Início da construção: 2000                                                                                                          

Inauguração: 2003                                                                                                                                               

História                                                                                                                                             

A primeira igreja da cidade foi construída pela comunidade local, com a doação do terreno pelo senhor José Bento, não se sabe o ano exato de sua edificação. A primeira missa celebrada ocorreu em 1 de maio de 1962, aconteceu em baixo de um juazeiro. A devoção por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se deu pelo padre José Fidélis, Frei Damião em uma de suas passagens recomendou que a mesma fosse edificada na esquina da atual rua Raimundo Soares com a rua Durval da Costa Lira, mas assim não aconteceu.

José Bento, homem de grande influência na época, dono de padaria e casas a alguns metros daquele lugar, fez com que a igreja fosse construída próxima a suas propriedades. A igreja matriz por conta de suas cores e do seu tamanho destaca-se entre as outras construções do entorno.

Para quem mora na cidade o mês de outubro é a oportunidade de sair às ruas em passos largos, e se juntar aos devotos na procissão que acontece todos os anos em devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As preces, canções e orações dirigidas à santa durante os festejos religiosos e a construção de uma igreja em sua homenagem encontram relatos vindos antes até da própria história da cidade. Muitas ruas de Casserengue tiveram seus nomes em decorrência de homenagens e necessidades locais, embora seja comum as pessoas não assimilarem os nomes novos e continuam a denominar as ruas pelos apelidos, ou seja, faz parte da memória dos antigos. Como, por exemplo, a Rua Padre Fidélis apelidada de “rua do buraco”.

A primeira imagem da santa foi doada por José Macena da Silva em 1978 e se encontra atualmente na igreja mãe. No dia 18 de outubro se comemora a festa da padroeira. O início da construção da igreja matriz da padroeira de Casserengue se deu no início dos anos 2000. Sua estrutura veio a cair três vezes e a obra só foi concluída no ano de 2003.

Jonas do Nascimento

Fontes:                                                                                                                                                              

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PANOMARAMA DE CASSERENGUE-PB. IBGE, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/casserengue/panorama Acesso em: 12.11.2020                                                                                                                                            

SILVA, Gutemberg Cardoso da. A Construção da Identidade de Casserengue através das Relações Públicas. Monografia (Graduação em Relações Públicas) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

SILVA, Gutemberg Cardoso da. Planejamento Turístico visando a inclusão do município de Casserengue no Mapa de Turismo da Paraíba. Monografia (Graduação em Turismo) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.