Localização: Nazarezinho-PB
Tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) apenas um dia após o aniversário de emancipação política da cidade onde se localiza, a casa onde morou o cangaceiro Chico Pereira é repleta de histórias para justificar sua preservação.
Protagonista do famoso livro “Vingança, Não”, escrito por seu filho, Chico Pereira entrou no cangaço para vingar a morte do pai, que ironicamente havia pedido a Chico no leito de morte que não fosse atrás dos culpados.
O cangaceiro do bando de Lampião permaneceu na ativa até 1928, quando foi preso na cidade paraibana de Cajazeiras e levado para execução em Acari, no Rio Grande do Norte.
A construção tombada no ano de 2021 encontra-se em péssimo estado de conservação e certamente se beneficiará da decisão do IPHAEP, que fiscalizará e orientará as reformas que acontecerão para preservação do local.
Além da decisão do órgão público, a luta pelo tombamento da edificação e de suas terras no Sítio Jacú também é creditada às integrantes da Casa de Cultura Júlia Rocha, que manifestaram a importância da preservação do local antes mesmo do IPHAEP. Bem como a família do antigo cangaceiro, que mostrou entusiasmo com a futura reforma e preservação da Casa de Chico Pereira.
Adailson Paiva
Fontes:
http://cariricangaco.blogspot.com/2016/08/tombamento-da-casa-de-chico-pereira.html
https://jornaldaparaiba.com.br/cultura/2021/12/27/casa-cangaceiro-chico-pereira-tombada
https://auniao.pb.gov.br/servicos/arquivo-digital/doe/2021/dezembro/diario-oficial-23-12-2021.pdf