Jaqueline Rodrigues
O show de lançamento do EP Cais acontece nesta quinta-feira (13), às 19h, na General Store, que fica localizada no Centro da cidade de João Pessoa, no Salão Interno. O projeto define-se como o encontro da música com a poesia que traz uma mescla de ritmos e culturas do Norte e Nordeste do Brasil. O EP é uma iniciativa da cantora Tathy Martins, e de Erik Pronk e terá participações do grupo As Calungas e Rodrigo Melo.
O surgimento se deu através do Edital Parrá, de incentivo à cultura pela Lei Aldir Blanc na Paraíba, no ano de 2021 ao inscrever o projeto de gravação com as seis canções autorais. A cantora Tathy Martins comenta sobre a importância destas iniciativas, já que vários artistas não têm condições de arcar com a geração de um produto musical.
“É importante falar da importância desse tipo de incentivo, pois são oportunidades valiosas para artistas que têm um trabalho, mas não têm condições de realizar por conta própria, como era o nosso caso”, relata a cantora.
A canção tema do EP “Cais”, possui grande significado para os organizadores, ela transmite o encontro entre eles, as descobertas que fizeram juntos e a realização dos sonhos. Tathy Martins diz: “A gravação de Cais foi, pra gente, a realização de um sonho, de unir a minha poesia com a musicalidade que Erik encontrou na viola”. Cada canção remete a diferentes mensagens que abordam desde os encontros da vida, os sonhos e realizações, o empoderamento feminino, a solidão durante a pandemia, até a riqueza da preservação das nossas raízes culturais.
A produção está sendo realizada pelos próprios autores e o local escolhido para o show não foi à toa, a General Store é a primeira casa de shows que o casal foi quando se conheceram e desde então era um lugar que já almejavam para lançar o trabalho.
“Além de ser um lugar que representa muito bem a cidade, por estar situado na parte histórica do centro de João Pessoa. Também é um espaço com o qual nos identificamos com a programação e com o público que frequenta”, acrescenta a cantora.
A volta aos palcos após o período de afastamento, devido a pandemia da Covid-19 traz à tona a ansiedade de presenciar a interação e a energia do público. A idealizadora diz: “Esse retorno provoca uma ansiedade boa, pois é algo que a gente sonhou em realizar, mas teve que esperar bastante tempo. Todo esse tempo fora dos palcos foi uma preparação para o que viria”.
O evento contará com a apresentação do grupo “As Calungas” e do baterista e percussionista “Rodrigo Melo” que participou na gravação de três músicas do EP. Além disso, no dia 14 de outubro serão lançadas as músicas nas plataformas digitais e o videoclipe da canção “Cais”, realizado com a fotógrafa Karla Noronha. A expectativa é de lançar outros vídeos a partir dos materiais registrados no período da gravação no estúdio.
Os cantores também trabalham no duo “Dois animais”, onde eles produzem conteúdos e lançamentos nas redes sociais, assim como novas roupagens com singles já lançados nas plataformas digitais da cantora Tathy Martins.
“Hoje, temos a oportunidade de fazer com que essa produção chegue até as pessoas rapidamente pelas redes sociais e deixamos o convite para todas as pessoas que estão lendo esta entrevista a nos acompanharem em nossas redes”, comentou a entrevistada.
Os ingressos para o evento estão sendo vendidos de forma on-line Sympla e a bilheteria do show de lançamento será destinada a Vila Vicentina de João Pessoa.
Para acompanhar o lançamento das músicas nas plataformas digitais e o videoclipe da canção “Cais”, clique aqui.