Jaqueline Rodrigues
O Espetáculo Xirê das Águas acontece nesta sexta-feira (07) e a terceira edição marcará a volta aos palcos com a presença do público, as outras edições aconteceram de forma on-line. O evento será realizado na Usina Cultural Energisa, na Sala Multiuso Vladimir Carvalho, às 20h.
A apresentação faz parte de uma ação do grupo Agoiê que é referência no samba na Paraíba desde 2017. A partir disso, surgiu o Xirê do Agoiê com edições nos anos de 2020 e 2021, um espetáculo que conta com a leitura do Xirê dos Orixás com samba de terreiro, poesia e performances de dança no Theatro Santa Roza.
O projeto apresenta o espetáculo “Xirê das Águas” com performances de danças com Nara Souza e a parte cênica com a Fernanda Ferreira com músicas carregadas de samba de terreiro, ijexás autorais e cantigas tradicionais que envolvem o elemento água, os seus ciclos e todo o sagrado que envolve o elemento com base na matriz afroindígena.
A volta aos palcos é carregada de emoção para os integrantes do espetáculo, o trabalho apesar de ir na sua terceira edição, é o primeiro a ir de acordo com os elementos na natureza, diz a cantora Helô Uehara:
“Retornar ao palco tem sido uma grande emoção, a troca de olhares e energia com o público, não tem preço! Temos a intenção de fazer um Xirê de cada elemento (fogo, terra, água e ar), estamos começando pela água! Então, se Oxalá permitir, ainda teremos mais algumas edições desse trabalho para girar juntes!”.
Por ser um projeto independente, a sua realização conta com parceiros e o público através da compra de ingressos, no qual a verba recebida é revertida para a realização do evento, fomentar a arte e promover oportunidades de trabalho para o setor cultural paraibano.
A venda dos ingressos é através da plataforma Sympla e pode ser comprado no dia do espetáculo na bilheteria do local. Os valores são R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada).