Alagoa Grande foi a nona e última cidade a receber o Caminhos do Frio nesta edição de 2022. “Todos os Caminhos levam à Alagoa Grande” foi a temática evidenciada para o evento que, desde a noite de solenidade de abertura no Largo do Theatro Santa Ignês, contou com uma programação vasta: apresentação do artista da terra Thallyson Ramos, Orquestra de Pandeiros, cirandeiras de Caiana dos Crioulos, lançamento do HQ “Dois nordestinos do ritmo” e show com o cantor Mô Lima.

Na última cidade não poderia ser diferente, a força da união do Brejo paraibano se fez presente com a participação de prefeitos, secretários e representação do Fórum de Turismo da região. O Caminhos do Frio é uma iniciativa dessa unidade construída para fomentar o turismo local, disseminar a rica cultura do Brejo e ainda promover geração de emprego e fortalecimento de negócios, com benefício para as famílias de cada cidade.

O Theatro Santa Ignês abriu as portas e cedeu seu palco para muitos artistas adentrarem e pisarem no histórico terceiro teatro mais antigo do estado da Paraíba. O Festival estudantil de artes e espetáculos teatrais convocavam olhares atentos de uma plateia que ficou dois anos sem ver as cortinas do Santa Ignês se abrirem para a arte, tendo a oportunidade de após difíceis períodos, retomar suas atividades com o Caminhos do Frio.
O espetáculo “ensacado”, encenado pela Cia. Aconde, traz o sincretismo religioso como ponto principal, com personagens que retratam a religiosidade da população de Alagoa Grande com traços de comédia. Iron Marinho, diretor e escritor do espetáculo, diz que foi uma grande oportunidade poder apresentar a peça na programação da Rota Cultural. “O projeto estava escrito há mais de dois anos e corremos atrás para que sua estreia fosse no Caminhos do Frio, em um momento oportuno de retomada dos espaços culturais e em nossa cidade, Alagoa Grande”, disse Iron.

O diretor ainda menciona a receptividade da plateia para com o espetáculos dizendo que “o público nos recebeu de braços abertos em um teatro lotado na nossa estreia e fomos aplaudidos com grande intensidade. Iniciamos em Alagoa Grande, mas esperamos levar nossa arte para todo o brejo”, concluiu.
O Santa Ignês também foi palco de estreia para o Grupo Raízes do Paó, apresentando o espetáculo “O casamento de Maria feia” de texto escrito por Rodinaldo Miranda e dirigido por John Daniel, que também é ator. “Tivemos a ideia de montarmos esse espetáculo justamente para a Rota Cultural, um evento que sabemos da importância para nós artistas”, disse o ator e diretor.

Ainda sobre o espetáculo, John mensura as dificuldades e oportunidades de apresentá-lo no Caminhos do Frio, afirmando que “foi um desafio muito grande, porque o grupo trabalhava especificamente só com dança e música, mas decidimos montar nosso primeiro espetáculo que foi um sucesso, recebemos elogios e tivemos o prazer em estrear na maior Rota Cultural da Paraíba. Um impulsionamento ao Grupo Raízes para trabalhar tanto com dança e música e agora, também com teatro,” disse John Daniel, motivado pelo resultado da apresentação na Rota.

Em outro palco, artistas apresentaram suas artes em forma de música para um público caloroso ao fim de cada dia do Caminhos do Frio. Vicente Nery foi o último artista a dividir canções com os alagoa-novenses, trazendo clássicos aguardados pela plateia. Curió, Petrúcia Valéria e Tinho Santos foram alguns dos artistas a se apresentarem na cidade, além do show surpresa de Frank Aguiar.

A Rota Cultural Caminhos do Frio termina em Alagoa Grande e finaliza sua edição do ano de 2022, tendo o evento iniciado em Areia, no mês de julho, e passado por Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Alagoa Nova, Remígio, Bananeiras até seu encerramento.
O Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano está preparado para iniciar a partir de agora a Rota Cultural Raízes do Brejo. São 10 cidades compartilhando dessa vontade de seguir ascendendo o Brejo como região turística e, mediante eventos, poder engrandecer as belezas naturais da região, além do turismo rural e todo o arranjo produtivo em torno dele e ainda, suas tradições.
Após Caminhos do Frio, Raízes do Brejo é a Rota Cultural que se inicia em setembro, com toda programação disponível do site https://brejoparaibano.com.br/raizes-do-brejo/.
Datas da Rota Cultural Raízes do Brejo
Belém – 23 a 25 de setembro
Alagoinha – 7 a 9 de outubro
Duas Estradas – 14 a 16 de outubro
Lagoa de Dentro – 21 a 23 de outubro
Serra da Raiz – 4 a 6 de novembro
Borborema – 11 a 13 de novembro
Dona Inês – 18 a 20 de novembro
Guarabira – 25 a 27 de novembro
Pirpirituba – 2 a 4 de dezembro
Pilõezinhos – 9 a 11 de dezembro