O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Eliane Regis ganha o Prêmio Dólmã 2022

Paraibana ganhou o Prêmio na categoria estadual.

Jaqueline Rodrigues

No dia 12 de agosto aconteceu a cerimônia do Prêmio Nacional Dólmã Amapá 2022. A Paraíba foi representada na categoria estadual por Eliane Regis que foi a vencedora, outros dois participantes também concorreram ao prêmio, o Chef Anderson Santos e a Chef Benigna Neta. 

A premiação foi idealizada no ano de 2013 e teve a sua primeira edição em 2014, no estado de Pernambuco, elas ocorrem todo ano por diversos estados do país.  É também conhecida como o “Oscar da Gastronomia Brasileira”, no qual reconhece os profissionais de cozinha que se destacam no cenário regional ou nacional da gastronomia. Além disso, os premiados podem ser nomeados ao título de Chefs Embaixadores da Gastronomia Brasileira, pelo Comitê de Gastronomia Brasileira.

O processo para levar o prêmio se dá através de uma análise de currículo por chefs renomados e uma votação on-line para a escolha do representante do estado pelo público. A Chef Eliane Regis é natural de Campina Grande e demonstra muito orgulho de suas raízes, ressaltando a importância das mulheres nordestinas ocuparem esses espaços. A sua história com a gastronomia remete à infância com lembranças dos familiares envolvidos na agricultura. 

Chef Eliane Regis recebendo o prêmio.

Para a entrevistada, o prêmio ressalta os valores e a importância dos profissionais de cozinha e ela dedica o prêmio ao povo paraibano, fazendo alusão àqueles que manuseiam a terra. E comenta que antes de ser chef é preciso se reconhecer como cozinheiro.

“Esse prêmio é um reconhecimento ao cozinheiro. Me considero uma cozinheira que ainda tem muito a aprender, “chef” é uma colocação, mas é preciso ser cozinheiro”, conta Eliane. 

A profissional comenta sobre o amor à sua profissão e a responsabilidade de ser a homenageada: “Eu quero deixar bem claro que a gastronomia brasileira, paraibana tem pessoas incríveis, temos cozinheiros, chefs renomados, conhecidos e desconhecidos”.

A entrevistada não pôde comparecer na cerimônia devido a compromissos pessoais, mas acompanhou de forma remota. Porém, no dia 20 de agosto ela recebeu em primeira mão do Embaixador da Geórgia, Gocha Bikashvili o prêmio Dólmã 2022 durante o Festival de Cozinha Raiz em Pirenópolis em Goiás. Ela ainda conclui ressaltando o orgulho de ser a representante da Paraíba, que está ansiosa por várias transformações e por fim, agradece a todos que votaram para a conquista do prêmio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *