Nadine Costa
A cidade de Serraria, também conhecida como a Princesa do Brejo, sediou a Rota mais aconchegante do Estado durante os dias 1 a 7 de agosto. No salão nobre da prefeitura foi iniciada a solenidade de abertura que contou com emocionantes homenagens ao cantor e compositor Pinto do Acordeon, além de muito forró para fazer os presentes dançarem.
Com uma noite tomada pela arte, Serraria iniciou a abertura da Rota recepcionando os visitantes e contando quatro fases da vida de Pinto do Acordeon. Depois, o ator e dançarino Renilson Targino, apresentou o emocionante monólogo “Epitáfio” de sua autoria, retratando os momentos difíceis causados pelos anos pandêmicos.
O teatro também fez parte da solenidade com o espetáculo “Conheça minha história, ela começa aqui”, escrito, dirigido e coreografado por Renilson Targino e encenado pela Camucá Companhia de Teatro, usuários do SCFV e musicado por João Pedro do acordeon.
“O espetáculo convida o público para um passeio pela vida e música de Pinto do Acordeon, grande cantor, compositor e instrumentista Paraibano. O espetáculo é dividido em 5 atos, fazendo o público conhecer melhor a trajetória do artista. A peça inicia pela vida de Nego Pinto, ainda menino e agricultor; seguido por sua vida de engraxate no Beco da Pimenta; passeando por sua época de comerciante, a sua vida amorosa, a sua vida artística, até a sua morte”, declarou Renilson Targino.
A solenidade de abertura contou com muita alegria conduzida pelo forró convidativo, que fez os presentes no salão nobre da prefeitura, aproveitarem o momento para dançarem e celebrarem o retorno da Rota para a cidade.
Serraria que é localizada no alto de uma Serra está a 612 metros acima do nível do mar. O frio é sua característica. A cidade registra baixas temperaturas principalmente nos meses de maio a agosto, chegando a 15°. A cidade também tem por marca em sua cultura o plantio da cana de açúcar e os engenhos que, na década de 1980, eram cerca de 42 em funcionamento, produzindo cachaça e também o tradicional doce nordestino, a rapadura.
A Princesa do Brejo paraibano trouxe essa tradição para o Caminhos do Frio que, durante as noites de feirinha gastronômica, a produção de caldo de cana e rapadura, puderam ser assistidas pelos visitantes no evento. Seu José Julinho foi quem conduziu o engenho improvisado na praça Antônio Bento. Em seus mais de 80 anos orgulha-se de dominar a arte de fazer rapadura e de poder demonstrar essa cultura para outras gerações.
Na programação de shows, artistas como Samya Maia, João Pedro do Acordeon, Curió e Gleydson Gavião subiram ao palco em Serraria para esquentar os dias de temperaturas amenas. As atrações musicais se estenderam até o domingo (7) encerrando a programação geral da cidade.
A Rota chega para mais uma semana de vivências, experiências e imersão cultural em mais uma cidade do Brejo paraibano, neste dia 8. Alagoa Nova abre suas portas para o Caminhos do Frio trazendo o tema “Cultura, Arte e Turismo Rural” com programação de oficinas, rota gastronômica e atividades de aventura. O Secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Jefferson Lira, ressalta o que a cidade planejou para Rota e para recepcionar os visitantes.
“Alagoa Nova se prepara para homenagear o grande artista Pinto do Acordeon. Teremos apresentações culturais e musicais, escolas de ballet e municipais envolvidas com o tema e com a rota cultural. Na parte da gastronomia teremos a Rota dos Sabores agregando os restaurantes rurais localizados no povoado de São Tomé. Uma rota com comida regional, vivência com a Zona Rural, contato com a natureza e que será realizada durante todo o mês de agosto”, afirmou.
Para quem gosta de turismo de aventura terá o rapel e trilha na cachoeira da Boa Vista e barragem de Nova Camará, além da segunda mototrilha, recebendo aventureiros de várias cidades com a participação de motociclistas e condutores de quadriciclos.
“A expectativa é de casa cheia. Esse ano o Caminhos do Frio será descentralizado aqui em Alagoa Nova, tanto ocorrendo na praça de eventos com shows musicais, mas ocorrendo também com as oficinas de capacitação: teatro, flauta e pintura. Da Zona urbana à Zona rural, a Rota Cultural estará presente com atividades de capoeira, de capacitação, aventura e vivências. Alagoa Nova espera o turista para festejar e conhecer nosso bordado, cachoeiras, restaurantes, nossa cultura local e nossa tradição”, finalizou Jefferson Lira.
Em Alagoa Nova a solenidade de abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio acontecerá na Praça de Eventos “O Moraesão” no dia 8 de agosto a partir das 19h.
A programação completa de Alagoa Nova e das demais cidades pode ser visualizada no site https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/.
Próximas data do Caminhos do Frio:
Alagoa Nova – 8 a 14 de agosto
Remígio – 15 a 21 de agosto
Bananeiras – 22 a 28 de agosto
Alagoa Grande – 29 de agosto a 4 de setembro