Jaqueline Rodrigues
O cenário cultural da Paraíba vem evidenciando cada vez mais a participação de mulheres, um exemplo são “As Calungas“, um projeto de percussão existente desde o ano de 2012, formado só por mulheres que são percussionistas profissionais.
A atuação do projeto se dá de duas formas: na academia, atuam como um núcleo de percussão de mulheres com a elaboração de pesquisas, ensino, eventos e apresentações artísticas. Há também o bloco de carnaval que é uma data marcada no calendário do grupo, levando ao centro histórico o batuque e a alegria da reunião dessas mulheres.
Em 2022 o coletivo comemora os 10 anos de formação com o show “Tem Calunga Chamando”, celebrando os anos de resistência na cidade de João Pessoa.
“O sentimento é de alegria, de que valeu a pena resistir, objetivo se cumprindo por contribuir na transformação da cena musical paraibana, sobretudo para as mulheres”, diz Karla Maria, uma das integrantes do grupo.
Na descrição do evento, o grupo conta que trará ao público as experiências que cruzaram os seus caminhos no decorrer dos anos, seja como oficineiras, intérpretes ou compositoras.
A atração contará com composições autorais de pessoas do grupo e parcerias que serão interpretadas de acordo com a nossa riqueza de ritmos da cultura popular.
O evento será realizado no Theatro Santa Roza, no dia 30 de março, às 19h. Devido às restrições sanitárias da pandemia da Covid-19, o evento seguirá os protocolos de segurança.
Para a compra dos ingressos, clique aqui.