Foto: Reprodução
Por Israela Ramos
A obra de Pedro Osmar se tornou Patrimônio Cultural de natureza Imaterial do Estado da Paraíba através de um projeto de autoria da deputada Estela Bezerra (PSB), sancionado pelo governador João Azevêdo (PSB) e publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (25).
Deste então, os bens do artista paraibano passaram a ser protegidos pelo poder público. Pois, quando uma obra se torna patrimônio cultural, os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira passam a ser assegurados pelo estado, de acordo com a Constituição Federal.
O compositor, cantor, poeta, músico, educador e artista plástico Pedro Osmar Gomes Coutinho nasceu em João Pessoa, em 29 de junho de 1954. Desde a infância teve contato com arte, ainda menino, frequentava os saraus, no bairro de Jaguaribe. Teve contato com o folclore nordestino e brasileiro como um todo. As influências da cultura nordestina, especialmente as personagens da poética popular, foram fundamentais para sua definição pela carreira musical. Pedro Osmar e seu irmão, Paulo Ró, são responsáveis pela fundação do Jaguaribe Carne, um dos principais movimentos culturais do estado.