Paraíba Criativa com Assessoria
Conciliar a maternidade e o sucesso nos negócios pode ser um grande desafio e todo o apoio é necessário. Em maio, a 12ª edição da Feira Armazém acontecerá nos dias 6 e 7, fim de semana que antecede o Dia das Mães, no Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 15h. Para celebrar a data, conheça algumas mães e filhas empreendedoras que estarão expondo seus produtos na Feira Armazém. A entrada do evento é gratuita.
Doris Day de Sousa Leandro, de 55 anos, e Daphne Leandro, de 37 anos, são mãe e filha que encontraram na economia criativa um prazer em comum. “Minha filha me influencia muito”, diz Doris, que começou a trabalhar com crochê durante a pandemia.
Daphne conta que seu primeiro contato com a atividade manual foi justamente com sua mãe, que faz crochê por hobby desde que Daphne era criança. Hoje, ela diz que a mãe a influenciou muito a começar a trabalhar com a costura: “minha mãe é o ser humano mais doce, empático e disponível que eu conheço. Por isso ela é uma inspiração tão grande, não somente nas manualidades, mas em toda a minha vida”, declara.
Essas mulheres estão provando que é possível ter sucesso nos negócios e ser uma mãe presente ao mesmo tempo. Edclée Carvalho, de 63 anos, é artista plástica e trabalha com algodão natural há cerca de 15 anos, produzindo e pintando à mão roupas para adultos com a sua marca Cora. Foi vendo o trabalho da mãe que Juliana Carvalho, de 39 anos, decidiu abrir a Sapoti, loja especializada em roupas infantis feitas também de algodão natural. Hoje, mãe e filha trabalham no mesmo ramo, expondo seus produtos para todo o Brasil.
Juliana, que também é mãe, diz que aprendeu a trabalhar com o algodão natural com os ensinamentos de Edclée, e que a Sapoti é uma maneira de ficar mais próxima do filho, já que ela trabalha de casa. O Dia das Mães, para ela, é uma data muito importante, pois Juliana sempre sonhou em ser mãe e “Gael é o primeiro neto, então eu e minha mãe estamos muito realizadas. E ele participa sempre do meu processo criativo, ele me ajuda a entender mais o universo infantil”, conta.
Algumas mães decidem empreender por necessidade, enquanto outras por oportunidade. Em ambos os casos, elas precisam lidar com desafios que vão além do que um empreendedor “tradicional” enfrenta. Ercília Rodrigues Santos, de 23 anos, é mãe da Analua, de 1 ano, e do Gustavo, de 5 anos e sabe bem das dificuldades que uma mãe empreendedora passa: “não ter rede de apoio dificulta muito, mas tento conciliar tudo da melhor forma. Nem sempre consigo, mas um passo de cada vez”, desabafa a artesã, dona da Forma de Tecer, que estará na Feira Armazém.
Essas histórias são apenas alguns exemplos de mães empreendedoras de sucesso, mas existem muitas outras por aí. Elas enfrentam desafios únicos, mas estão determinadas a superá-los e alcançar o sucesso em todas as áreas de suas vidas. No fim de semana que antecede o Dia das Mães, várias mães e filhas estarão expondo suas marcas na Feira Armazém, levando o amor e o carinho materno em cada produto.
Sobre Armazém – Uma feira 100% paraibana de empreendedorismo autoral e independente que, desde 2018, busca dar espaço e visibilidade às marcas regionais de moda, decoração, jardinagem, cosmética, artes visuais, gastronomia, dentre outros segmentos da economia criativa. Além disso, tem como objetivo fortalecer a presença das pessoas em espaços públicos com apresentações culturais e a divulgação de iniciativas que invistam em modos de produção e distribuição sustentáveis no mercado. Já ocupou locais de relevância cultural de João Pessoa, como a Usina Energisa, o Celeiro Criativo e o Centro Histórico, e, há cinco edições, leva a economia criativa ao Espaço Cultural.
SERVIÇO
FEIRA ARMAZÉM #12
Data: 6 e 7 de maio de 2023 (sábado e domingo), 15 às 21 horas
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego (R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho)
Entrada gratuita