O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Muriçoquinhas e Melhor Idade agitam a programação do Folia de Rua

Carol Cassoli

Na capital paraibana, o retorno dos blocos Muriçoquinhas do Miramar e Melhor Idade encheu a noite de segunda-feira (13) de alegria. A festa aconteceu na Via Folia, onde a reunião dos blocos promoveu, também, um encontro de gerações e crianças e idosos puderam brincar com segurança e tranquilidade.

A concentração para a saída do Muriçoquinhas aconteceu na avenida Epitácio Pessoa, que durante o período de prévias carnavalescas recebe o nome de Via Folia. A versão infantil do tradicional bloco Muriçocas do Miramar que, nesta quarta-feira (15) ganhará as ruas com convidados como o DJ Alok e a cantora Elba Ramalho, teve diversas atrações lúdicas para os pequenos, desde a presença de palhaços até o desfile dos tão esperados trios elétricos.

Mãe de Arthur, de 7 anos, a foliã Paula Rosas conta que, em sua casa, todos estavam ansiosos pela retomada das prévias carnavalescas do Folia de Rua.

“É uma alegria imensa estar aqui de novo. Eu já trazia o Arthur quando ele era menor, mas, agora, tem um gostinho diferente. Faz tanto tempo que não pulamos Carnaval, queremos brincar muito”, conta.

Para a presidente do bloco infantil, Eliane Holanda, o reencontro dos foliões foi um momento voltado à celebração da vida. Ali, estavam presentes os que chegaram na pandemia de Covid-19 e, também, os que resistiram. “Precisamos comemorar que estamos aqui. Tenho muita gratidão e não me falta energia para brincar hoje”, disse a presidente do Muriçoquinhas.

Às 18h, no Busto de Tamandaré, foi a vez dos foliões do bloco da Melhor Idade se prepararem para o encontro com o pessoal do Muriçoquinhas. E, quando os estandartes se cruzaram, pessoas de todas as gerações brincaram ao som de frevo e marchinhas.

Camarote 083 abre espaço para os pequenos foliões

Já que a noite era voltada aos públicos infantil e idoso, o Camarote 083 abriu, pela segunda vez, suas portas gratuitamente. Durante os festejos do Muriçoquinhas e do bloco da Melhor Idade, os foliões puderam acompanhar a passagem dos trios de um local privilegiado: o alto do camarote. 

Um dos organizadores do projeto social, Thiago Miranda, explicou que, ao contrário dos outros dias de festa, quando a população tem que pagar para acessar o camarote, ontem isso não foi necessário. Thiago conta que, além de ser uma estratégia de fidelização do público, esta é uma iniciativa de inclusão. 

“Há muitas crianças que não conseguem ir até o final da Epitácio e é nelas que pensamos. Aqui também é um espaço para que os pais de crianças com deficiência, por exemplo, aproveitem despreocupados”, contou o organizador do camarote.

Thiago Miranda. Foto: Ortilo Antônio

Além de portas abertas ao público em geral, o Camarote 083 ofereceu pipoca, algodão doce, crepes e cama-elástica para os pequenos. A ação também recebeu os foliões com uma playlist lúdica.

As prévias carnavalescas do Folia de Rua seguem até o próximo dia 20. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *