O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Bloco Anjo Azul desfila nesta quinta-feira

O Bloco Carnavalesco mais antigo da cidade retoma às atividades. 

Euclides Nunes*

O Bloco Carnavalesco Anjo Azul vai às ruas do centro histórico no dia 9 de fevereiro. Mesmo com a programação oficial anunciada pela Prefeitura com abertura às 21h com show de Margareth Menezes no Ponto de Cem Réis, o Bloco Anjo Azul, As Anjinhas e a Confraria de Malagrida vão se reunir com vários grupos de artistas, às 20h, para a abertura tradicional do Folia de Rua no Beco da Malagrida com apresentações de Maracatu e outros grupos culturais.

Os três blocos do beco da antiga faculdade de direito estarão juntos com seus estandartes na concentração e farão um cortejo em uma noite dedicada a Mulher Negra Tutu Carvalho, arte educadora, artivista do combate ao racismo, juntamente com João Balula (em memória), e outros fundadores do movimento negro brasileiro a partir de João Pessoa nos anos setenta. Pioneira na luta contra o racismo no estado, Tutu será a rainha do bloco. O rei será Nai Gomes, artista multicultural e decano da resistência Afro na Paraíba. E a expectativa é grande para o retorno dos blocos.

“Voltar a ocupar o beco da faculdade com os três blocos carnavalescos que fazem nossa história de preservação do patrimônio cultural da cidade antiga de Parahyba é muito bom, sinto que o amor pela vida está fortalecido pela gratidão de estar sobrevivendo uma pandemia que ainda não acabou”, afirmou a ativista cultural Ednamay Cirilo, fundadora do bloco.

 A arte do bloco Anjo Azul será lançada na concentração, com um estandarte surpresa.

Programação Anjo Azul

20h – Maracatu Maracastelo 

22h – Show do Grupo Raízes

23h – Percurso: Praça João Pessoa > Rua 1817 e Ponto de Cem Réis, em Cortejo Afro com os Estandartes Anjo Azul, As Anjinhas do Universo Feminino e o bloco da Confraria de Malagrida entrando no ponto de Cem Réis pela lateral da Rua Visconde de Pelotas (onde está o palco principal do Folia de Rua)

*Sob supervisão de Simone Eliz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *