Fernanda Heloísa*
No dia da mulher, o Centro Cultural São Francisco abriu as portas para a exposição “Certos Pontos Incomuns: artistas mulheres da Paraíba”. Em uma noite emocionante, a celebração de abertura contou com a participação da Orquestra das Meninas, um grupo musical formado por mulheres. A exposição recém-aberta na capital conta com obras de 22 artistas mulheres da nossa região, e estará disponível para visitação até 27 de abril.
A exibição também conta com três obras emprestadas pela Galeria Gamela, que possui mais de 30 anos de tradição no meio artístico. Segundo a proprietária da galeria, Roseli Garcia, a mostra é muito significativa e eles ficaram felizes em compô-la.
“Sabemos que há muitas artistas que ainda não tem o trabalho visto, então é uma honra para a Galeria Gamela participar de um momento como esse”, destacou.
Em sua fala, a curadora Ariana Atanazio traz a exposição como um experimento da arte em relação com a natureza e o ser feminino. “A exposição nos convida para olhar um pouco mais devagar, a partir da visão de pluralidades de mundos, de existir na Terra como um ser feminino. Mundo este que estamos construindo, no qual é permitido que possamos ser absolutamente tudo, inclusive artistas”, explica Ariana.
A importância da visibilidade de artistas femininas foi destacada pelo Padre Marcondes Meneses, diretor geral do Centro Cultural São Francisco: “O objetivo principal é enfatizar o protagonismo das mulheres artistas, muitas vezes relegadas por uma sociedade machista, por isso, é preciso resgatar o valor da arte feminina”.
O valor da entrada para “Certos Pontos Incomuns” é de R$12 para o público em geral e R$6 para idosos, crianças entre 8 e 12 anos, estudantes e professores (mediante comprovação). Crianças de até 7 anos tem entrada gratuita. As visitas são guiadas por monitores e acontecem de terça a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos das 9h às 15h. O Centro Cultural São Francisco fica na Ladeira São Francisco, no Centro de João Pessoa.
*Sob a supervisão de Carol Cassoli