Amanda Vasconcelos
O escritor paraibano Paulo Sérgio Vieira irá lançar seu novo livro de poesia ‘Sol no Quintal’, com poemas curtos caracterizados pelo sintetismo. A obra será publicada pela editora Bestiário, de Porto Alegre – RS e o lançamento está planejado para o mês de maio, com data a ser definida.
Paulo Vieira é detentor de seu caminho literário, além de ser graduado em Letras e ter especialização em Literatura Brasileira, o poeta também é autor de livros como Cílios de Deus (1995), Diálogo das Horas (2014), Plumagem do Vento (2019) e A arte de Contar Estrelas (2022), sendo o último uma produção infantojuvenil.
Suas obras são caracterizadas pelo minimalismo, tanto na expressão quanto na forma. O poeta preza por exprimir a percepção de coisas, fenômenos e fatos em poemas curtos. Por isso, recentemente tem optado pelo uso da modalidade poética haicai. De origem japonesa, os poemas haicai possuem três versos que exprimem elementos da natureza.
No início da trajetória poética, a maioria dos seus poemas eram fruto da inspiração. Ao longo da sua carreira, o escritor passou a trabalhá-los, buscando uma palavra mais precisa com um ritmo e melodia que os tornassem literários e poéticos. O poeta conta que escrevia em casa, no ônibus, no trabalho, onde quer que a inspiração o procurasse.
E, assim, seu processo criativo concretiza-se na prática: “Não dou trela para a inspiração. Forço o poema, procuro-o, escrevo, reescrevo. Saiu ou não, insisto. Vai ver a técnica gere o poema. Escrevo quase diariamente, obtenha ou não sucesso”.
Além da carreira literária, Paulo Sérgio Vieira é revisor de textos, professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede estadual e servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Paraíba.